Na Câmara municipal do município de Boa-Hora, localizado ao norte do estado do Piauí, o ano legislativo ainda não acabou. As eleições, para decidir a nova mesa diretora da Casa, que acontece nesta segunda-feira (31), anda movimentando o cenário político na cidade, isto porquê, essa é a quarta eleição que será realizada, somente esse mês.
»Inmet alerta para perigo de chuvas intensas em Teresina/Timon até 21/01
»Festa de Reis está praticamente extinta em Santa Filomena
Entenda o caso
Foram formadas duas chapas para disputa da presidência do biênio 2019/2020. A chapa 1, é composta pelos vereadores Epitácio Canuto, o atual presidente da Câmara, Frank Ribeiro, Tiago Soares e Francisco Alves, grupo apoiado pelo então prefeito, Francieudo Canuto. A chapa 2 é formada pelos vereadores de oposição, Antônio Ricardo, Adelino Guilherme, Conceição do Sindicato, Antônio Carlos e Dr. Cantuária.
O pleito deveria ter acontecido no dia 06 de dezembro, no entanto, a troca de acusações entre os parlamentares e a impugnação da chapa 2, gerou uma grande confusão, e o caso foi parar na justiça.
No dia seguinte (07/12), após conseguirem uma liminar, os componentes da chapa impugnada realizaram uma nova eleição, na qual os 5 vereadores votaram, elegendo o candidato Antônio Ricardo, mais conhecido como Vitamina.
Entretanto, uma nova reviravolta movimentou o caso. O grupo da chapa 1, anunciou uma nova eleição, que aconteceu no dia 20 de dezembro a portas fechadas, com apenas 4 vereadores, reelegendo o então presidente Epitácio Canuto.
No entanto, o desembargador José Ribamar Freitas, da 2ª Câmara de Direito Público, anulou a eleição do presidente da Câmara Municipal, e determinou que fosse realizado um novo pleito na Casa, que acontece hoje, às 14h.