A prefeitura de Teresina informou que estuda a desapropriação de famílias devido ao risco de rompimento do dique, na avenida Boa Esperança, zona norte de Teresina. A avenida foi construída por cima dele e, por, isso há a necessidade de desapropriação para garantir a segurança dos moradores.
O diretor executivo do Programa Lagoas do Norte, Leonardo Madeira explicou que a elevação dos rios pode provocar inundação na região. "A Prefeitura de Teresina, diante dos laudos apresentados e perícias realizadas, não pode mais garantir a segurança do dique se por ventura ocorrer um fenômeno semelhante ao que aconteceu na década de 80, que foi o encontro dos picos de cheia do rio Parnaíba e Poti", disse em entrevista ao Jornal do Piauí.
Ele disse ainda que a prefeitura dialoga com os moradores que resistem em sair de suas casas. "Há mais de três anos a gente conversa com a população de Teresina. Esse entendimento já foi pacificado. Existe uma compreensão por parte de uma população teresinense e a prefeitura está tomando as previdências cabíveis e necessárias para a resolução desse problema, e temos recursos para isso", destacou.