Segunda, 10 de agosto de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Brasil - Criminalidade

Postada em 03/01/2019 ás 15h03 - atualizada em 03/01/2019 ás 15h05

Publicada por: Bruna Sampaio

Grande Fortaleza tem série de ataques com incêndios e explosões
Polícia investiga se ações estão ligadas às mudanças anunciadas pelo governo.
Grande Fortaleza tem série de ataques com incêndios e explosões

Foto: Reprodução

Uma série de ataques de criminosos entre a noite de quarta (2) e a madrugada desta quinta (3) na região metropolitana de Fortaleza deixou ônibus e vans queimados e abalou estrutura de um viaduto na rodovia que liga a capital cearense a Brasília. A polícia investiga se há ligação entre as ações e se podem estar ligadas às mudanças anunciadas pelo governo estadual para a administração de presídios no segundo mandato de Camilo Santana (PT).

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informou que nove pessoas (cinco adultos e quatro adolescentes) foram autuadas por suspeita de envolvimento nos incêndios a veículos e danos ao patrimônio público. Uma décima pessoa também foi conduzida para uma delegacia de Polícia Civil, onde foi ouvida e sua participação nos crimes continua sob investigação.

No meio da madrugada uma forte explosão assustou moradores de Caucaia próximo a um viaduto que passa pela BR-020, estrada que liga Fortaleza a importantes cidades do interior, como Canindé, e a Brasília. No local foram encontrados explosivos e parte da estrutura foi afetada. Não há relatos de feridos.

Em Fortaleza houve ataque a dois ônibus, incendiados nos bairros Edson Queiroz e na avenida Cônego de Castro, ambos na região periférica da cidade. Radares de trânsito em ao menos duas avenidas e câmeras de segurança também foram danificados.

Disparos de arma de fogo foram efetuados contra a porta de uma agência bancária, no bairro Otávio Bonfim. E no bairro Damas, um artefato de fabricação caseira foi arremessado contra um posto de combustíveis. Um funcionário conseguiu apagar as chamas e ninguém ficou ferido durante a ação.

Em Horizonte, na região metropolitana, uma bomba caseira foi atirada no pátio onde estavam carros no Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) queimando seis veículos de uso municipal.

Os ataques ocorrem depois de Camilo Santana anunciar que uma das prioridades de seu segundo mandato será endurecer as regras em presídios, que hoje têm unidades divididas entre facções criminosas: as três mais fortes no estado são o PCC (Primeiro Comando da Capital) e GDE (Guardiões do Estado), que são aliados, e o CV (Comando Vermelho).

Santana criou uma secretaria exclusiva para o assunto, a de Administração Penitenciária, e escalou para comandá-la o policial civil e ex-secretário de Justiça do Rio Grande do Norte Luís Mauro Albuquerque. Na terça (1º), durante a posse dos secretários no Palácio da Abolição, Albuquerque disse que não reconhecia as facções criminosas e que os presídios têm que ser comandados pelo estado, não pelos criminosos — nos últimos meses vídeos de detentos com celulares nas unidades circularam pela internet.

Por medida de segurança, o viaduto foi interditado nos dois sentidos pela Polícia Rodoviária Federal. Engenheiros do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) estão sendo aguardados para avaliar a situação e riscos da estrutura. O trânsito está sendo desviado, o que está gerando muitas filas de carros no local. Ainda em Caucaia uma van que faz transporte público foi incendiada.

Fonte: Folha de S. Paulo

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Batalha Por Naldo Voz

Decreto prevê retorno de atividades econômicas em Batalha

São Gonçalo do Gurgueia Por R10 municípios

Idosos do SCFV de São Gonçalo do Gurgueia ganham festa em casa

Buriti dos Lopes Por R10 municípios

Prefeito Buriti dos Lopes anuncia construção de praça no Morro da Mala

Parnaíba Por R10 Municípios

Espaço da Cidadania atenderá por agendamento em Parnaíba

Sigefredo Pacheco Por Neto Soares

Assentamento Brejo em Sigefredo Pacheco recebe iluminação pública

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium