A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMAN, responsável por desenvolver políticas públicas voltadas para a proteção do meio ambiente e combate à poluição em qualquer de suas formas, além de fiscalizar os impactos ambientais causados pelas atividades desenvolvidas por instituições, realizou o balanço das atividades realizados nos anos de 2018. Dentre os trabalhos, estão diversas ações de plantios de mudas, realizadas também em parceria com instituições como Rotary Club e Instituto Federal do Piauí – Campus Floriano, beneficiando as margens do Rio Parnaíba, além de escolas municipais, dentre outros. A SEMAN também realizou atividades de arborização em praças públicas entregues no ano de 2018.
A secretária da pasta Manuella Simplício ressaltou ainda a realização de diversas campanhas de sensibilização para os cuidados necessários ao meio ambiente, como a atividade de conscientização realizada nas imediações da margem do Rio Parnaíba, sobre o uso correto de resíduo sólido e campanhas preventivas em escolas municipais e eventos em parceria com a Secretaria de Educação e demais instituições. Além disso, a Secretaria também é responsável pela Declaração Ambiental de Funcionamento – DAF e Licenças para empresas. Ao todo, 143 DAF’s e 73 Licenciamentos foram expedidos no ano de 2018, e o trabalho de fiscalização de impacto ambiental, segue, orientando e acompanhando 122 atividades, nos diversos âmbitos.
A Secretaria atenta ainda as reclamações sobre poluição sonora, desenvolveu atividades de sensibilização ao lado da Superintendência de Trânsito – SUTRAN, de Floriano. Vale destacar ainda a formação da Brigada de Incêndio, importante trabalho que combateu focos de incêndio na zona rural de Floriano e trabalhou campanhas de conscientização para evitar possíveis focos, como a segunda edição do projeto “B. R. O – BRO – Evite Queimadas e Incêndios”, onde diversas escolas, comunidades rurais, dentre outros, foram visitados e receberam a equipe da Brigada. Para 2019, diversos trabalhos devem ser realizados, contribuindo para a revitalização do Centro de Floriano, bem como, na prevenção e combate de ações nocivas ao Meio Ambiente, ressaltou a secretária Manuella Simplício.