Quarta, 22 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

38°

23° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
Direito Explicado
Direito Explicado
Advogado Trabalhista e previdenciário. Busca prestar ajuda jurídica a uma quantidade significativa de pessoas, utilizando o enorme potencial da internet através de artigos e textos com uma linguagem simples e direta, explicando as principais dúvidas do cidadão em diferentes áreas, como a Civil, Trabalhista e Previdenciária.
Teresina Artigo
21/01/2019 18h22 Atualizada há 2 anos
Por: Diego Castro

Aprenda a consultar seu Extrato do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS é coordenado pelo Ministério da previdência social e tem o dever de receber e fiscalizar todas as contribuições feitas pelos trabalhadores do país, assim como dos empregadores.

E como a tecnologia só vem para ajudar, é possível que através do portal MEU INSS, o contribuinte brasileiro visualize o seu Extrato INSS, de forma rápida, online, gratuita e do conforto da sua casa.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O site do MEU INSS foi criado pensando em ajudar da melhor maneira possível o contribuinte da previdência social, porém muitos segurados ainda encontram inúmeras dúvidas na hora de consultar o seu extrato.

Continua depois da publicidade

E para ajudar ainda mais a sua vida, iremos analisar abaixo as principais informações sobre o documento; como emiti-lo, quais os documentos necessários para a sua realização, quais os outros tipos de extrato existente e muito mais.

Artigo feito em parceria com o Saiba seus Direitos. 

O QUE É O EXTRATO INSS?

O extrato INSS é um documento de suma importância, pois através dele é possível verificar e conferir todos os valores que foram lançados a respeito do seu benefício.

E agora, para melhorar ainda mais sua vida, é possível verificar o extrato INSS de qualquer celular, computador ou tablet, basta que estejam ligados a uma conexão de internet.

Para consultar o Extrato sem sair de casa é muito simples. Basta entrar no site ao lado http://www.dataprev.gov.br/ e informar o número do seu cadastro de pessoa física, do benefício, sua data de nascimento e nome completo. E pronto, o extrato aparecerá em breve na tela.

Porém, se não possuir qualquer tipo de acesso à internet, não tem nenhum problema, o serviço também é disponibilizado de forma presencial, bastando que você vá a agência mais próxima da Caixa Econômica Federal.

CONSULTA EXTRATO INSS

A maneira mais prática para consultar o seu Extrato INSS é pela internet, de forma bem rápida e totalmente gratuita.

Podendo ser feito a qualquer hora do dia, apenas é preciso acessar o site e clicar no canto superior direito para poder realizar o seu login, ou para faça o seu cadastro, caso ainda não possua.

Para fazer o cadastro informe o nome completo, nome da mãe, data de nascimento, CPF e o estado no qual nasceu.

Feito isso, procure no próprio site do Meu INSS ao lado esquerdo dentro do rol a opção “extrato previdenciário”, será logo a primeira opção. E preencha as opções solicitadas: número do cadastro de pessoa física, senha e clicar na opção “não sou robô”.

Em seguida, clique em “entrar”, e pronto, aparecerá na tela todo o seu extrato INSS, no qual vai ser possível analisar todos os lançamentos realizados para a sua conta.

Caso tenha ficado dúvidas, siga este infográfico.

EMITIR EXTRATO INSS PARA IMPOSTO DE RENDA

Para que o cidadão consiga declarar todos os rendimentos que foram recebidos por ele da previdência social é preciso que consulte o seu Extrato INSS para imposto de renda.

Nesse extrato é apresentado de forma detalhada os valores dos benefícios de todos os meses recebidos durante o ano, por isso é preciso que se informe os devidos valores na sua declaração de imposto de renda, para que não ocorra nenhum problema futuro.

Para emiti-lo é só acessar o site e informar o número do benefício, data de nascimento, nome completo e CPF.

PAGAMENTO, TABELA E CALENDÁRIO INSS

O pagamento dos benefícios do INSS é realizado todo mês no seu 5º dia útil. E se no caso, o valor recebido do benefício for o piso da previdência social, toda vez que o 5º dia útil cair em um feriado, o pagamento só será liberado no primeiro dia útil subsequente.

Dentro do pagamento, o beneficiário deve conhecer a tabela INSS, pois é através dela que se sabe qual o percentual descontado para o pagamento de impostos:

  • Se o salário contribuição for de até 1.659,38, a alíquota INSS será de 8%.
  • Se o salário contribuição for de até 1.659,39 a 2.765,66, a alíquota INSS será de 9%.
  • E por último, se for de 2.765,67 a 5.531,31, a alíquota será de 11%.

Fora o pagamento e a tabela, também existe o calendário INSS. É através desse calendário disponibilizado duas vezes por anos que o beneficiário da previdência social tem conhecimento das datas disponíveis para o pagamento dos seus benefícios.

Se o benefício recebido pelo contribuinte for de até 1 salário mínimo possui uma data específica disponibilizada dentro do primeiro calendário, mas já a segunda tabela é destinada para aqueles beneficiários que recebem valores acima de dois salários mínimos.

Gostaram do texto? Ficou alguma dúvida? Mande a sua pergunta para a nossa equipe, pelos comentários abaixo ou por e-mail, que será respondido o mais breve possível e encaminhado a sua caixa de entrada.

Você também tem a opção de ir a um posto de atendimento mais próximo da previdência social ou ligar para o número 135.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp