Quinta, 23 de maio de 2019
(86) 99915-1055
redacao@portalr10.com
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
milton.atanazio@gmail.com
(61) 98191-9906
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

Jornalista Milton Atanazio Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.

milton.atanazio@gmail.com

(61) 98191-9906

Política - Congresso Nacional

Postada em 01/02/2019 ás 04h28

Publicada por: Jornalista Milton Atanazio

Fevereiro começa com um Congresso renovado: 1° de fevereiro, sexta-feira
Tomam posse hoje os 513 deputados federais e 81 senadores eleitos em outubro passado
Fevereiro começa com um Congresso renovado: 1° de fevereiro, sexta-feira

Posse dos deputados federais acontece nesta sexta-feira (1º), em sessão no Plenário Ulysses Guimarães — Foto: Saulo Cruz/Câmara Federal

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Todos os olhos voltados à Brasília. Tomam posse hoje os 513 deputados federais e 81 senadores eleitos em outubro passado. No fim da tarde, as duas Casas escolhem seus novos presidentes para os próximos dois anos. O Supremo retoma as atividades com uma longa lista de ações na pauta de julgamento. Em Brumadinho, os bombeiros iniciam uma nova etapa nas buscas. Após recuperar os corpos que estavam na superfície, as equipes farão escavações em busca dos 238 desaparecidos. O que é notícia hoje:

Posse do Legislativo

Fevereiro começa com um Congresso renovado. A Câmara tem o maior número de deputados novatos e de mulheres dos últimos 30 anos. Dos 513 parlamentares que tomam posse hoje, 244 são estreantes. E a bancada feminina terá 77 mulheres, contra 51 da legislatura passada. No Senado, dos 54 eleitos que tomam posse, apenas 8 foram reeleitos. E pela primeira vez, um senador declaradamente gay tomará posse.

Posse de deputados começa às 10h; saiba como será a cerimônia na Câmara

No Senado, cerimônia começa às 15h; veja detalhes da posse

Novos presidentes

Os deputados e senadores eleitos em outubro assumem hoje já com a missão de escolher os presidentes das duas Casas do Congresso. Na Câmara, a votação será secreta e a eleição está prevista para começar às 18h. No Senado, o rito ainda não está definido, e antes de começarem a votar, os senadores vão debater as regras da votação. Sobretudo, se a eleição será aberta ou fechada.

Saiba o que está em jogo na disputa pela presidência da Câmara e do Senado

Os candidatos

Até hoje de manhã, 7 nomes estavam na disputa para a Presidência da Câmara:

Fábio Ramalho (MDB)

General Peternelli (PSL)

João Henrique Caldas (PSB)

Marcel Van Hattem (Novo)

Marcelo Freixo (PSOL)

Ricardo Barros (PP)

Rodrigo Maia (DEM)

No Senado, 8 parlamentares estão na corrida para ser presidente da Casa, e do Congresso:

Alvaro Dias (Pode)

Ângelo Coronel (PSD)

Davi Alcolumbre (DEM)

Esperidião Amin (PP)

Major Olímpio (PSL)

Reguffe (sem partido)

Renan Calheiros (MDB)

Tasso Jereissati (PSDB)

Saiba mais: MDB perdeu só uma das eleições da presidência do Senado que disputou desde o fim da ditadura

Volta do Judiciário

O STF retomará as atividades também nesta sexta com uma longa lista de ações na pauta de julgamento. Entre as ações que devem ser analisadas nos próximos meses estão a que deve definir se condenados em 2ª instância podem ser presos mesmo sem o trânsito em julgado; se o porte de drogas para consumo pessoal é crime; e se é permitido o aborto em caso de zika.

STF: Marco Aurélio decide nesta sexta se mantém suspensa investigação sobre Flávio Bolsonaro

Uma semana da tragédia

Após 7 dias de buscas, 110 mortes foram confirmadas na tragédia em Brumadinho. Outras 238 pessoas continuam desaparecidas após o rompimento da barragem da Vale no Córrego do Feijão. No 8º dia de buscas, os bombeiros devem mudar a estratégia de resgate dos corpos, e o trabalho agora dependerá de escavação.

A partir de agora, o trabalho dependerá mais de escavação e estabilização do solo, o que deve tornar mais lenta a operação. "Nós próximos dias, com certeza o número de corpos [encontrados] aumentará. Entretanto, a velocidade de avanço diminui, porque o trabalho é mais minucioso", afirmou o porta-voz dos bombeiros.

Curtas e rápidas...

Gêmeos repetem tradição de dividir o pódio com a conquista do 1º e 2º lugar em direito na Fuvest Quer seguir carreira militar? Guia de Carreiras explica como entrar nas Forças Armadas depois do ensino médio Reduzir, reutilizar e reciclar: como seis comunidades em diferentes partes do mundo enfrentam o problema do lixo Leis aprovadas no interior de SP levam Itamaraty a alertar cidades sobre mal-estar com o Azerbaijão Polícia culpa 3 coordenadores de ocupação por incêndio e queda de prédio que matou 7 em São Paulo Colorado do Brás, Mocidade Alegre e X-9 fazem ensaio técnico a um mês do carnaval de SP Porta-bandeira homem da Sossego terá roupa com referência LGBT+ e será perseguido por carrascos na Avenida

Fonte: g1

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium