Terça, 17 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 99921-3244
DOUGLAS FERREIRA

DOUGLAS FERREIRA

O Repórter e o Fato Douglas Ferreira é jornalista profissional e bacharel em Direito. Foi secretário de Comunicação em Caxias, no Maranhão e assessor de imprensa da CNBB e do Tribunal de Justiça do Piauí. Reportou para os portais AZ e 180 graus. Foi repórter das TVs Clube e Meio Norte e há 17 anos é repórter titular da TV Antena 10. Email:[email protected]

[email protected]

86 99921-3244

Teresina - Adeus

Postada em 02/02/2019 ás 10h01 - atualizada em 02/02/2019 ás 10h49

Publicada por: O Repórter e o Fato

Morre Chico Teófilo, ícone da vaquejada e ex-vereador de União
O vaqueiro estava hospitalizado e faleceu num leito do hospital de União, nesta madrugada
Morre Chico Teófilo, ícone da vaquejada e ex-vereador de União

O Piauí perdeu na madrugada deste sábado, 2, o vaqueiro e ex-vereador Chico Teófilo, 67 anos. A maior expressão da vaquejada no Estado. Não foi divulgada a causa da morte. A família informou apenas que foi em conseqüência de uma hemorragia. Chico Téofilo tinha passou por uma cirurgia recente e também sofreu um acidente de carro. 

Internado há seis dias no Hospital de União ele aguardava vaga para um hospital em Teresina. O corpo está sendo velado na casa dele, localizada ao lado da Associação dos Vaqueiros.

Chico Teófilo era vaqueiro de profissão e dono da Fazenda do Vaqueiro. Era na fazendo que realizava a vaquejada todos os anos. Ele reunia a vaqueirama sempre no dia 29 de agosto. 

Muito popular, Chico Teófilo enveredou também pela vida pública. Elegeu-se vereador de União. Mas o que o projetou mesmo para o Piauí e para o Brasil o Coral dos Vaqueiros de União, fundado por ele.

 

Foi ele também que fundou a primeira Associação de Vaqueiros do Brasil – AVAU, em União. Era o atual presidente da Associação. Fundou ainda o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de União - SSPU.

O vaqueiro social fez história em sua cidade natal. Ajudou a fundar e presidiu por dois mandatos a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, de União.

Cristão devotado, estava sempre a frente da tradicional Procissão Vaqueiros e da  vaquejada de União. O evento realizado para celebrar o Dia do Vaqueiro, nos Festejos de São Raimundo Nonato.

Entre os projetos aprovados na Câmara Chico Teófilo se orgulhava de ter criado o Dia Municipal do Vaqueiro. Posteriormente, com a influencia políticas que gozava junto ao meio político, conseguiu emplacar o dia 29 de agosto como o Dia Estadual do Vaqueiro. Daí foi um passo para a criação da Lei que criou o Dia Nacional do Vaqueiro, data oficial no Brasil.

Chico Teófilo estava viúvo há cinco meses. Em setembro de  2018, a esposa dele Conceição Pierote, também morreu.

Com informações do Clique União

 

Fotos: Divulgação

 

PUBLICIDADE

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium