Terça, 16 de julho de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(86) 99915-1055
Alegrete do Piauí

Alegrete do Piauí

R10 municípios Seja um correspondente.

[email protected]

(86) 99915-1055

Cidades - Evento

Postada em 04/02/2019 ás 12h15

Publicada por: R10 municípios

Dona Alencar comemora 100 anos com missa e festa em Alegrete
Durante o evento foram também apresentados os nomes dos treze irmãos e irmãs de dona ‘Alencar’.s
Dona Alencar comemora 100 anos com missa e festa em Alegrete

Foto: Reprodução/Cidades na Net

A matriarca Maria Alencar de Carvalho, ou mesmo dona ‘Alencar’ ou tia ‘Bola’, como é carinhosamente chamada, comemorou na noite desse sábado(02), ao lado de mais de setecentos familiares e amigos, seus 100 anos de idade.

O evento foi marcado por uma missa celebrada pelo padre Ismael de Holanda pároco local, e organizada pelo neto de dona Alencar que está no seminário Francisco Helvídio, momento de homenagens, um jantar e música ao vivo com o cantor Marquinhos do Recife – PE. A comemoração aconteceu na residência da aniversariante, na localidade Alegrete Velho, zona rural do município de Alegrete do Piauí.

A centenária dona Alencar é uma ilustre filha do município, neta do capitão Antônio Pereira, e junto com seus 13 irmãos e irmãs, dona ‘Alencar’ povoou a região e destes gerou – se importantes nomes da política, das artes e do comércio local. Ela nasceu na região da Tiririca, em 1919. Uma mulher batalhadora, trabalhadora, vaidosa, caridosa, uma verdadeira assistente social da vida, que atravessou um século de existência, carregando um legado de histórias, lutas e amor ao próximo.

A genealogia de dona ‘Alencar’ se fez crescer por meio de seus oitos filhos, sendo quatro biológicos, Clemeilde Alencar, Zé de Alencar, Gesildo Jose (Dede), Cleonice Alencar (In Memorian) e quatro filhos do coração que a vida as presenteou, Dima, Socorrinha, Maria e Clendeildo.

Durante o evento foram também apresentados os nomes dos treze irmãos e irmãs de dona ‘Alencar’, onde foram convidados representantes destes para a cerimônia de homenagens.

A sua sobrinha Jessica Alencar, apresentou um histórico da família, desde a vinda de quatro portugueses, de família Alenquer que se espalharam pelo Nordeste Brasileiro e aqui se fincaram, formando suas famílias e se espalhando por todo o Brasil.

Dona ‘Alencar’ é oriunda de uma família de 13 irmãos, neta do capitão Antônio Pereira que segundo os registros históricos é o patriarca da descendência Alencar na região. Hoje importantes nomes dos mais diversos setores são frutos desta genealogia por todo o pais”, disse Jessica que citou todos os parentes mais próximos de dona Alencar que ocuparam cargos políticos a exemplos dos atuais prefeitos de Alegrete (Márcio Alencar), de São Julião (Dr. Jonas) e de Francisco Macedo (Nonato Alencar) e outros, que estavam presentes no evento.

Em outro momento a neta de dona Alencar, Maria Alencar “Netta Borges” fez uma homenagem em nome da sua família, dos 30 netos, 44 bisnetos e 10 tataranetos de dona Alencar. Netta traçou o histórico de dona Alencar. Falou de sua vivência em comunidade, do tempo em que era comerciante, lembrou das histórias que contara para os netos, da picape que servia de ambulância na comunidade, da perda de uma das filhas de dona Alencar, chorou e se emocionou. “ O sentimento hoje é de gratidão a Deus, por deixa – lá tanto tempo conosco. Somos realmente abençoados pelos seus 100 anos de vida que totalizam 1.200 meses, 36.500 dias de vida e 876 mil horas de existência. Seguiremos seu exemplo minha avó. Porque com sua história podemos encontrar lições para nossas próprias vidas. Esse será sem dúvidas o maior presente da nossa matriarca centenária Maria Alencar, para todos nós”, dizia um trecho do texto.

Fonte: Cidades na Net

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium