Integrantes do Conselho Tutelar de Picos, José Ricardo Veloso e Maria do Amparo Bezerra, a “Nina”, estão desenvolvendo no município o projeto Conselho Tutelar Itinerante. A proposta, que já vinha sendo apresentada aos órgãos públicos e a sociedade civil, será colocada em prática a partir desta quarta-feira (06). O bairro Morada do Sol será a primeira comunidade a receber os conselheiros.
»Presidente da Marvel traz diversas novidades para os fãs
»Picos entre as cidades mais violentas do Piauí
Os atendimentos acontecerão no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). De acordo com José Ricardo, o objetivo da iniciativa é levar o trabalho desenvolvido pelos conselheiros o mais próximo possível da comunidade.
“Como é de conhecimento da população, a cidade tem um alto número de ocorrências envolvendo crianças e adolescentes e nem sempre esses casos chegam ao conselho, por isso enxergamos a necessidade de estarmos mais presentes na periferia”, disse ele.
O conselheiro ressaltou ainda que o fato de os dois serem os idealizadores do projeto, não impede os demais integrantes do colegiado a se inserirem na programação das atividades.
Já a conselheira Maria do Amparo, a “Nina”, disse que os atendimentos ocorrem mediante as demandas apresentadas pelas lideranças comunitárias de cada bairro.
“Esse projeto só tem a crescer, acredito que faremos uma sociedade melhor se cuidarmos das famílias e isso envolve o acolhimento e o bom tratamento das crianças e adolescentes da nossa cidade”, disse a conselheira.
Ainda segundo Nina, vários outros órgãos públicos, privados e do terceiro setor conheceram o projeto Conselho Itinerante e se comprometeram a contribuir com a ideia.