Quarta, 03 de junho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 9 9834-2372
Curiosidades

Curiosidades

Curiosidades Coluna de notícias curiosas.

[email protected]

86 9 9834-2372

Geral - Curiosidades

Postada em 04/02/2019 ás 17h15 - atualizada em 04/02/2019 ás 17h17

Publicada por: Redação

Spray nasal poderá ser o novo tratamento revolucionário para a depressão
O produto está em fase de avaliação.
Spray nasal poderá ser o novo tratamento revolucionário para a depressão

Foto: Reprodução

Em setembro de 2018, a empresa farmacêutica Janssen apresentou à agência reguladora de alimentos e de medicamentos dos Estados Unidos um pedido de registo de uso novo para uma medicação antiga. O laboratório, parte da empresa norte-americana Johnson&Johnson, solicitou à Food and Drug Administration (FDA) que o anestésico cetamina, sintetizado nos anos 1960, pudesse ser usado contra a depressão quando os comuns antidepressivos não funcionam.

Nos últimos 20 anos, um número crescente de estudos, sugere que, em doses baixas, a cetamina tem uma ação antidepressiva potente e rápida.

Uma única dose, injetada no músculo ou na corrente sanguínea, seria capaz de reduzir de modo significativo e relativamente duradouro (cerca de uma semana) a tristeza, a desesperança, a falta de motivação, a baixa autoestima e até os pensamentos suicidas que podem acompanhar a depressão severa.

“Em doses de 10 a 20 vezes inferiores às usadas na anestesia, é um medicamento que ajuda a tirar da beira do precipício”, afirma o psiquiatra Acioly Lacerda, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um dos pioneiros no uso experimental da cetamina contra a depressão no Brasil, em declarações à publicação Exame.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que por vezes as terapias com recurso a antidepressivos não surtem efeitos. Devido a essa deficiência, a Janssen desenvolveu uma versão da cetamina de uso mais simples para pessoas com depressão: um spray nasal que deverá ser administrado sob supervisão médica.

Caso seja aprovado pela FDA, o spray de cetamina deverá tornar-se os primeiro composto da classe dos psicadélicos, que alteram a perceção da realidade, a ser adotado no tratamento de doenças psiquiátricas.

O produto da Janssen está na fase mais avançada de avaliação em seres humanos: os ensaios clínicos de fase três, que medem a eficácia do produto, última etapa antes da sua comercialização.

Fonte: Notícias ao Minuto

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium