A Prefeitura de Campo Maior realizará este ano o Carnaval Inclusivo. Pela primeira vez, logo na abertura do Corso no dia 1º de março terá uma ala com a participação de pessoas com deficiência entre os foliões que percorrerão a Avenida Santo Antônio. O Corso de Campo Maior é um dos maiores do Piauí e a cada ano as participações de grupos aumentam na folia.
Esta semana o prefeito Professor Ribinha se reuniu com a coordenadora Municipal de Políticas Públicas para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, a professora Sulamita Costa, com representantes da ADEFAC - Associação dos Deficientes Físicos e Auditivos e com representantes da APAE para definir como acontecerá a participação deles na programação do Carnaval. "Vamos garantir a todos, segurança no evento", destacou o prefeito Professor Ribinha.
A coordenação Municipal de Políticas para Pessoas com Deficiências também se reuniu com a coordenadora do Centro de Convivencia do Idoso, Jucileide Câmara e acertou com ela que vão participar no dia 28 de fevereiro do Baile de Carnaval no Clube do Idoso - Centro de Convivência do Idoso José Bona. "Será uma parceria muito boa que trará bons frutos a todos nós como entidades", disse a coordenadora Sulamita Costa.
Sulamita explicou, que será a prévia carnavalesca com os idosos e as pessoas com Deficiências saindo do Clube do SAAE (ASSAECAM) até o Centro de Convivência. "Acertamos a participação dos deficientes nesta festa, com o aval da secretaria de Assistência Social - Nilzana Gomes e do prefeito. Os dois tem sido muito importantes e sensíveis no reconhecimento dos direitos dos mais frágeis e necessitados, estamos todos animados. No dia 28 será um baile a fantasia o dia todo", disse Sulamita.
O prefeito ficou muito animado com a união, e a participação inclusiva na programação da festa que contará com o rei e a rainha no bloco da inclusão. O ex-presidente da ADEFAC, "Luís Cadeira", avalia que estão quebrando tabus, tanto a coordenação do Centro de Convivência do Idoso quanto a coordenação da Inclusão Municipal de que o idoso e pessoas com deficiências não se divertem, não brincam.
Ele enfatiza que esta oportunidade que terão em participar do Carnaval Inclusivo é fantástica, porque vão escolher o rei e a rainha da inclusão, que mostrarão toda a empolgação que as pessoas com deficiências terão na folia de Momo. "Está iniciativa da Prefeitura em promover a união destes segmentos em um momento de alegria é louvável e pioneiro, é bastante importante para todos", destacou "Luís Cadeira".