Quarta, 17 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 9 9831-3533
Piripiri-PI

Piripiri-PI

Sebastião Silva Neto Correspondente do município.

[email protected]

(86) 9 9831-3533

Cidades - Apresentação

Postada em 29/09/2017 ás 11h08

Publicada por: Sebastião Silva Neto

Fonte: Créditos: ascom/OST

Orquestra Sinfônica de Teresina inicia segunda semana do projeto Concertos pelo Piauí
As próximas cidades a serem visitadas são Parnaíba (29) e Piripiri (30).
Orquestra Sinfônica de Teresina inicia segunda semana do projeto Concertos pelo Piauí

Créditos: ascom/OST

A Orquestra Sinfônica de Teresina embarca amanhã (28) rumo ao Norte do estado para mais uma fase do projeto "Concertos pelo Piauí - Rio Abaixo, Rio Arriba". Depois da estreia em Barras, na última quinta-feira (21), as próximas cidades a serem visitadas são Piracuruca (28), Parnaíba (29) e Piripiri (30). Em Parnaíba, a OST realiza ainda um concerto didático na Escola Roland Jacob, uma das maiores da cidade, na manhã da sexta-feira (29), às 09h30.

 

O "Concertos pelo Piauí", realizado em parceria com o SESI, é uma nova versão do primeiro projeto "Concertos pelos Sertões", quando, em 2010, a OST fez excursão por estados do Nordeste, apresentando-se em igrejas das cidades. As pessoas, muitas delas vendo uma orquestra pela primeira vez, lotavam as igrejas para assistir aos concertos. Com o sucesso dessa iniciativa, a OST busca, agora, atingir novos públicos, dentro do próprio estado.

 

Um dos diferenciais do "Concertos pelo Piauí" é incluir no repertório, além do Hino do Piauí, o hino da cidade que recebe a apresentação.

Os hinos floresceram na Europa como um estilo musical típico no século XIX. Por terem como objetivo refletir a união e glorificar a história e tradições locais, incluí-los no concerto é uma forma de melhorar a autoestima do piauiense, sobretudo o do interior, segundo o maestro Aurélio Melo.

 "A execução do hino é de extrema importância, fazendo com que as pessoas participem, sintam-se orgulhosas de sua cidade e do seu estado. Dessa forma, deixamos o concerto ainda mais próximo da população, aproximando cada vez mais a música do povo. Tanto que, em Barras, o público cantou junto e aplaudiu de pé”, explica o maestro Aurélio Melo.

A intenção, de acordo com o maestro, é que, no futuro, após a visita a um número considerável de cidades piauienses, seja elaborado o Hinário Piauiense, com partitura, áudio e arranjos especiais da Orquestra Sinfônica de Teresina.

 O projeto “Concertos pelo Piauí - Rio Abaixo, Rio Arriba” acontecerá, nessa primeira etapa, em oito cidades, sendo quatro em cada região do Estado: ao Norte, "Rio Abaixo", Barras, Piracuruca, Parnaíba e Piripiri, e ao Sul (no mês de outubro), "Rio Arriba", Água Branca, Floriano, Oeiras e Picos. A Orquestra Sinfônica de Teresina é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC).

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium