Quarta, 20 de Outubro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

27°

23° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Cadastro
23/11/2017 16h54
Por:

Prefeitura de Bom Jesus realiza cadastro da ID Jovem

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus está reforçando o cadastro de jovens na plataforma Identidade Jovem (ID Jovem). Trata-se de um documento digital que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Os interessados devem dirigir-se à Secretaria Municipal de Assistência Social ou a sede do programa Bolsa Família para esclarecer quaisquer dúvidas.

Podem receber o benefício, que é nacional e regulamentado pela Lei da Juventude, os jovens que têm entre 15 e 29 anos, sendo estudantes ou não; inscritos no CadÚnico com Número de Identificação Social ativo e com informações atualizadas há pelo menos dois anos; e que possuam renda familiar de até dois salários mínimos (R$1874,00).

Prefeitura de Bom Jesus realiza cadastro da ID Jovem

A inscrição pode ser realizada via aplicativo para smartphones ou página eletrônica da ID Jovem. Para realizar o cadastro é necessário ter em mãos o número do NIS. Caso não esteja inscrito, o jovem deve procurar, acompanhado por um responsável, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), portando documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), comprovante de residência e Certidão de Casamento, Carteira de Trabalho, atestados de matrícula escolar e contratos de aluguel (se tiver).

Após a confirmação da inscrição, a ID Jovem será gerada com QRCode com código de identificação, data de validade e dados do titular. Caso seu cadastro não seja encontrado ou encontre algum erro ao gerar seu código, procure o CRAS e solicite uma atualização em seu cadastro para gerar um novo NIS.

Benefícios

Como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico, o jovem beneficiário da ID Jovem usufrui de isenção de pagamento de taxas em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Portadores da Identidade Jovem têm direito também a meia entrada (pagando 50% do valor) em shows musicais, teatros, eventos esportivos, eventos culturais, dentre outros.

Além disso, a Id Jovem garante duas vagas 100% gratuitas e outras duas com 50% de desconto em transporte rodoviário para viagens interestaduais, ou seja, viagens para cidades de outros estados.A reserva desses assentos destinados especialmente aos jovens deve ser feita até 3 horas antes da partida do transporte. Toda empresa participante da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) é obrigada a fornecer uma linha convencional por semana com gratuidade.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp