Sábado, 18 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

31°

22° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Evento
18/02/2019 10h46
Por: R10 municípios

Sussuapara promoveu semana de prevenção à gravidez na adolescência

Em cumprimento à Lei nº 13.798, sancionada já este ano pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, a Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara promoveu desde a última segunda-feira(11), até sexta-feira(15), a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O objetivo é prevenir e reduzir incidência de casos de gravidez na adolescência, por meio de conscientização, distribuição de preservativos ou contraceptivos.

A abertura do evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde de Tamboril e contou com a presença do prefeito Edvardo Antônio da Rocha, do vice-prefeito e secretário de Saúde, Naerton Silva Moura e da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jesuíta Araújo Rocha.

Foto: Divulgação/Picos 40 Graus
Foto: Divulgação/Picos 40 Graus

A referida lei incluiu a Semana Prevenção da Gravidez na Adolescência no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), justamente para disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas sobre o tema. A desinformação e a falta de orientação sexual na família e na escola são questões que influenciam e trazem risco aos adolescentes que vão além da gravidez não planejada.

Continua depois da publicidade

O secretário Naerton Moura destaca ser imprescindível a articulação de parcerias intersetoriais com o desenvolvimento de ações educativas em promoção de saúde, saúde sexual e reprodutiva, facilitando o acesso de adolescentes às unidades de saúde. “Quando se trabalha a conscientização pela prevenção da gestação, se instrumentaliza a proteção da Vida”, comentou.

Entre os problemas gerados estão a evasão escolar, a rejeição familiar, a não realização do pré-natal (o que traz uma série de riscos para a saúde da mãe e do bebê), o aborto em condições inseguras, o aborto espontâneo, a mortalidade materna e o nascimento prematuro.

Fonte: Picos 40 Graus
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp