Quarta, 22 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

28°

23° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
Leônidas Silva
Leônidas Silva Blog do município de São João do Arraial
Cidades Desenvolvimento
18/02/2019 11h33 Atualizada há 3 anos
Por: Leônidas Silva

São João do Arraial um município em desenvolvimento

São João do Arraial é um município do estado do Piauí. Localiza-se na microrregião do Baixo Parnaíba piauiense, mesorregião do Norte piauiense. O município foi criado em 1997. Antes de ser emancipado no ano de 1996, pertencia ao município de Matias Olímpio, cidade localizada à 18 km de São João do Arraial.

A cidade começou a ser povoada por volta da década de 30, por agricultores vindos do vizinho Estado do Ceará. O primeiro morador a construir moradia na região foi Manoel Onofre de Santana. Depois dele outros vieram a fixar residência nas proximidades, formando-se o povoado Marajá, dentre outras vilas de moradores ao redor. Nos anos 80 começa-se a formar o povoado Arraial. Anos depois, a distância do Município de Matias Olimpio dá-se início a um movimento pela emancipação do povoado rural. O movimento pela emancipação foi liderado por Bernardo Araújo Rocha, conhecido popularmente por " Senhor Binú". Em 1996 acontece a primeira eleição do Município recém criado, tendo Bernardo Araujo Rocha eleito para ser o primeiro prefeito do município. Em 1° de janeiro de 1997 é criado, de fato, a cidade de São João do Arraial. Em outubro do ano 2.000, Bernardo Araújo Rocha foi reeleito para o seu segundo mandato como prefeito de São João do Arraial. O então prefeito ficou no cargo até junho de 2.004, quando renunciou ao mandato, e deixando o seu filho Juscelino Augusto Rocha no cargo de prefeito Municipal.

São João do Arraial um município em desenvolvimento

Em outubro de 2.004, na terceira eleição realizada no município, Francisco Limma (PT) foi eleito para o seu primeiro mandato como prefeito de São João do Arraial. Francisco Limma, que já havia disputado por duas vezes o cargo de prefeito Municipal de São João do Arraial, e ficado em segundo lugar, nas duas vezes, enfim conseguiu ser eleito, e começou a por em prática várias ações que vinha prometendo durante as suas campanhas, e por ter feito um ótimo trabalho a frente do poder executivo Municipal, Limma foi reeleito nas eleições de 2.008, e ficou no cargo até 2011, quando renunciou para assumir a superintendência do INCRA, e o então vice prefeito João Zilton de Melo Lima assumiu o cargo, onde permaneceu até 31 de dezembro de 2012.

Em outubro de 2012 aconteceu a quinta eleição Municipal em São João do Arraial, e teve como prefeito eleito, DR Adriano Ramos (PT). Em outubro de 2016, na sexta eleição Municipal de São João do Arraial, foi eleita a atual prefeita Vilma Lima (PT), que está continuando o trabalho dos prefeitos anteriores.

Foi durante os mandatos de Francisco Limma e João Zilton de Melo Lima que o município teve o seu maior nível de desenvolvimento, tanto que o então prefeito Francisco Limma chegou a ser premiado com o título de prefeito empreendedor, como um dos melhores prefeitos do país. Ao longo dos oito anos (2.005-2011) foram feitas várias obras no município, como a Unidade Básica Avançada de Saúde, a escola municipal da Liberdade Paulo Freire, a praça São João, o prédio da prefeitura Municipal, calçamentos nas principais ruas e avenidas, dentre outras. Foi também no mandato  do então prefeito Limma que foi criado o Banco dos Cocais, e através de reivindicações do então prefeito, foi construído o tão sonhado asfalto de São João do Arraial a Esperantina, e o município foi contemplado com a construção da EFA Cocais.

Veja algumas fotos de antes e depois. Fotos de 1997: reprodução/YouTube Imperador dos Cocais 

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp