Domingo, 19 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

26°

22° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
Victor Mendes
Victor Mendes
Nutricionista graduado pela UNIFSA, pós-graduado em Nutrição Esportiva e Funcional pela UNINOVAFAPI. Atendimentos em consultório particular. Palestrante e acreditador do universo da boa nutrição, onde o alimento é aliado da vida saudável. Motivado pelo objetivo de ajudar pessoas a alcançarem a melhor saúde que elas podem ter, através do equilíbrio da alimentação.
Saúde Confira
21/02/2019 10h36 Atualizada há 3 anos
Por: Victor Mendes

Carnaval, alimentação e hidratação

Uma das datas mais esperadas do ano é o carnaval, reunir amigos, usar a criatividade, e, diga-se de passagem, que no carnaval o que não falta é criatividade. Mas quando falamos em comer bem e se hidratar, será que os folies estão atentos a esse detalhe que pode ter uma grande influência nesses quatro dias de carnaval?

Muita gente exagera no consumo de bebida alcoólica, e os efeitos desse exagero podem ser percebidos na famosa ressaca e em disfunções alimentares. Neste período come-se e bebe-se de tudo e, justamente por isso, é preciso um cuidado maior com a alimentação e consumo de água. A quantidade de consumo de água deve ser aumentada conforme a exposição ao sol, nível de transpiração, garganta seca.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mas não é só a hidratação que conta para manter o corpo saudável e bom funcionamento dos órgãos. Cuidar da alimentação antes, durante e após a folia também é essencial para que o organismo não sinta tantos efeitos da jornada de carnaval. A orientação é consumir alimentos leves e coloridos, com muita variedade de legumes e verduras.

Continua depois da publicidade

Segue algumas dicas para o carnaval:

Antes

- Beber muita água, sucos naturais, frutas como: (melancia, melão) possuem grande quantidade de agua. Evite refrigerante, apresenta pouco poder de hidratação. 
- Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) fonte de energia;

- Evite frituras e alimentos ricos em gorduras, podem dar a sensação de estômago pesado

- Faça o consumo de carnes magras;

Durante 

- Hidrate-se a todo o momento! A perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio.

- O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação;

- Intercalar as bebidas alcoólicas com muita água;

- Alimente-se durante a festa, consumindo alimentos leves. Para facilitar, a dica é sempre levar consigo barrinhas de cereais ou proteina e beber constantemente sucos de frutas. Assim, também estará repondo a energia gasta durante a folia.

- Nada de consumir frituras durante a festa. Além de apresentarem um alto teor de gordura, podem dar a sensação de estômago pesado e moleza; 

Após

- Para aqueles que exageraram, este é o dia da ressaca. Para melhorar os sintomas de mal estar, aí vão algumas dicas preciosas: 
- Repousar é essencial. Descanse e relaxe para recarregar as energias para os outros dias de festa;

- A ingestão de água e suco durante todo o dia vai refletir também no tempo da recuperação. Por isso, tomar muita água e suco de frutas, mesmo no momento de descanso, é fundamental para acelerar o processo de recuperação do corpo;

- Consuma alimentos leves e ricos em carboidratos, coma muitas frutas e verduras. Dê preferência às sopas e caldos, evitando sempre alimentos muito gordurosos.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp