Quarta, 22 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

38°

23° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
Direito Explicado
Direito Explicado
Advogado Trabalhista e previdenciário. Busca prestar ajuda jurídica a uma quantidade significativa de pessoas, utilizando o enorme potencial da internet através de artigos e textos com uma linguagem simples e direta, explicando as principais dúvidas do cidadão em diferentes áreas, como a Civil, Trabalhista e Previdenciária.
Teresina Artigo
21/02/2019 16h47 Atualizada há 3 anos
Por: Diego Castro

Acompanhe seu pedido de benefício do INSS online

A modernidade e a vontade de melhoria dos serviços foram os dois pilares responsáveis por transformar a consulta do INSS de algo demorado e lento, para algo rápido e prático.

Devido no passado a tecnologia ainda não ser acessível a todos, a única maneira de conseguir realizar a consulta dos benefícios do INSS era indo até um dos postos de atendimento da previdência social.

consulta-beneficio
consulta-beneficio

Mas esse cenário mudou e agora você precisa se modernizar também.

Continua depois da publicidade

Já que, o instituto percebeu que toda a sua demanda de funcionários não era capaz de atender da melhor forma todos os contribuintes que chegam diariamente nos postos.

Por isso, a digitalização dos serviços foi o ponto chave para melhorar a vida dos segurados da previdência.

Se você ainda não sabe como realizar a consulta INSS pela internet, não tem problema, iremos lhe ensinar o passo a passo.

E claro, que, algumas pessoas mais antigas ou de cidades bem pequenas ainda não tem o acesso amplo da internet e por isso, preferem a visita a moda antiga, ou seja, presencial a um dos postos de atendimento.

Não há problema, já que o intuito do serviço é realizar o que for mais fácil para você. Se essa é a opção mais fácil, invista nela.

Caso você queira saber mais como consultar seus benefícios, você pode sempre visitar o aposentadoria.org

INSS E SUA CONSULTA ONLINE

Como todos já sabem, a autarquia INSS é um dos órgãos ligados ao Ministério da Previdência Social e que cuida dos benefícios destinados a população brasileira, como a aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade e etc.

Funciona como uma espécie de seguro, na qual o trabalhador paga para no futuro ser recompensado.

Esse trabalhador pode ser celetista, e aí já possui automaticamente um desconto mensal na sua folha de pagamento que pode variar entre 8% a 11% ou pode se encaixar nos outros tipos de trabalhadores (avulsos, autônomos e etc.) e pagar mensalmente o seu carnê de contribuição.

O importante é contribuir para poder ter a sua garantia futura.

Pois bem, após acontecer algum imprevisto ou chegar a hora de se aposentar, você precisa se encaixar nas hipóteses trazidas pela previdência social e pode então requerer seu benefício.

O seu benefício pode ser pedido por meio de um processo administrativo ou judicial.

Após realizar o pedido de forma administrativa, para ficar acompanhando como ele anda é só entrar no site oficial do INSS.

Entre no site https://www.inss.gov.br/, procure em seus serviços “consultar situação de benefício” e clique em “acompanhar pedido”.

Feito isso, você será encaminhado para o site da previdência social e deve informar o número do seu benefício, sua data de nascimento, o seu nome e o número do cadastro de pessoa física.

Depois de clicar em “visualizar” são 3 os status que pode aparecer para você em relação ao seu benefício.

  1. Benefício habilitado: todos os documentos foram enviados para o órgão e ele está analisando o seu pedido. Ao ver esse status, mantenha a calma e espere mais um pouco.
  2. Benefício deferido: os documentos, a sua condição e a possibilidade do pedido foram analisadas e concedidas. Agora é só aguardar sua carta de concessão e saber mais detalhes sobre o benefício.
  3. Benefício indeferido: após uma análise minuciosa, a previdência constatou que você não possui direito. Caso não tenha ficado satisfeito com essa resposta, procure a orientação de um advogado especialista na área. Em algumas das hipóteses os benefícios apenas não são concedidos por falta de algum documento.

Lembrando que esse serviço também pode ser realizado pelo portal meu INSS. Mais novo portal que reúne as principais atividades desenvolvidas pela previdência e que podem ser realizadas na palma da sua mão, já que também possui uma versão em aplicativo.

PERÍCIA MÉDICA

A perícia médica é necessária para comprovar a situação do contribuinte em alguns casos que faz o pedido do benefício.

Após realizar a sua perícia, você poderá visualizar o seu resultado entrando nessa página https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio/ e clicando em “resultado de perícia”.

PROBLEMAS NO SITE

Apesar das várias tentativas do Governo de digitalizar os serviços e melhorar a vida dos seus contribuintes, o sistema ainda é alvo de crítica pelos cidadãos que não conseguem realizar simples atividades.

A questão é que a demanda é enorme e o investimento em tecnologia pelo governo é baixa, e isso transforma o sistema em algo lento, ou as vezes consegue até tira-lo do ar.

Quando ocorrer problemas desse tipo, espere, mantenha calma e tente o acesso em um outro momento. Horário não comerciais são os mais aconselháveis para o acesso.

Também analise o aplicativo do portal meu INSS, busque sempre realizar atualizações para evitar também problemas futuros de lentidão e não realização do serviço.

Em caso de dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários abaixo ou entre em contato com a própria central de atendimento do INSS pelo número 135.

O seu horário de funcionamento é baseado no horário de Brasília, das 7 horas da manhã as 22 horas da noite.

Fonte: https://aposentadoria.org/consultar-beneficio-inss/
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp