Oito filmes concorrem amanhã (24) ao maior prêmio do cinema americano. Numa edição que tem a tarefa de reaproximar a festa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas do público mundial, o Oscar 2019 se verá dividido entre histórias reais inspiradoras, filmes estrelados por negros, mulheres e homossexuais (ou bissexuais) empoderados e jornadas musicais carregadas de nostalgia.
Confira o resumo e o trailer de cada um dos indicados e faça suas apostas:
Bohemian Rhapsody: A história de Freddie Mercury, vocalista do Queen, é narrada nesta cinebiografia aprovada pelos membros remanescentes da banda. O filme mostra os primeiros anos do grupo, desde sua origem até o show beneficente do Live Aid em 1985, e a atuação de Rami Malek no papel principal tem sido apontada como o ponto mais forte da produção.
A Favorita: Na Inglaterra do século XVIII, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz) exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes à oportunidade única.
Pantera Negra: Dono de um universo à parte dentro dos filmes da Marvel, Pantera Negra apresentou ao público um país africano futurista e tecnicamente avançado que nunca revelou sua existência ao resto do mundo, mas que se vê dividido entre manter suas fronteiras fechadas ou se expor, compartilhando seu conhecimento com outras nações. O filme conquistou a maior bilheteria de todos os tempos entre produções de super-heróis nos Estados Unidos.
Infiltrado na Klan: Inspirado numa história real, Infiltrado na Klan acompanha a improvável missão de um policial americano negro que decide se infiltrar na organização racista Ku Klux Klan com a ajuda de um colega judeu.
Green Book - O Guia: Baseado numa história real, Green Book - O Guia narra a relação de amizade que nasce entre um homem ítalo-americano da classe operária e um pianista afro-americano, que o contrata como motorista nos anos 60, quando a segregação entre negros e brancos ainda imperava em parte dos Estados Unidos.
Vice: Protagonizado por Christian Bale, Vice é um filme biográfico que conta a história de Dick Cheney, o vice-presidente super poderoso dos Estados Unidos durante a era de George W. Bush (2001-2009). o longa metragem conta a história fascinante desse sujeito que veio do nada e conseguiu alcançar aquilo que tanto almejava: um cargo chave politicamente no seu país.
Nasce uma Estrela: Jackson Maine (Bradley Cooper) é um cantor no auge da fama. Um dia, após deixar uma apresentação, ele para em um bar para beber algo. É quando conhece Ally (Lady Gaga), uma insegura cantora que ganha a vida trabalhando em um restaurante. Jackson se encanta pela mulher e seu talento, decidindo acolhê-la debaixo de suas asas. Ao mesmo tempo em que Ally ascende ao estrelato, Jackson vive uma crise pessoal e profissional devido aos problemas com o álcool.
Roma: O longa, dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón (que ganhou o Oscar em 2014 por Gravidade), é filmado em preto e branco e mostra o cotidiano de uma empregada doméstica num bairro mexicano de classe média nos anos 70, inspirado na infância do cineasta.