Domingo, 08 de dezembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Nova Comunicação 2
[email protected]
(86) 99915-1055
Curiosidades

Curiosidades

Curiosidades Coluna de notícias curiosas.

[email protected]

(86) 99915-1055

Especiais - Curiosidades

Postada em 28/02/2019 ás 07h45 - atualizada em 28/02/2019 ás 07h52

Publicada por: Curiosidades

Cientistas criam ratos que podem ser controlados com o poder da mente
Os pesquisadores implantaram microeletrodos no cérebro de um rato vivo.
Cientistas criam ratos que podem ser controlados com o poder da mente

Foto: Divulgação/Fatos Desconhcidos

Para começar, os pesquisadores da Universidade de Zhejiang conseguiram criar ratos ciborgues que podem ser controlados com o poder da mente. Eu sei que parece coisa de filme de super-herói. Você acha que eu estou brincando? O pior é que isso é verídico.

Eles publicaram o estudo em um artigo chamado "Controle da Mente Humana da Locomoção Contínua do Rato Ciborgue com Interface Cérebro-para-Cérebro Sem Fio". Se você entende inglês, pode ler o artigo na íntegra.

Os cientistas explicam que as interfaces cérebro-máquina (IMCs) já permitem que os seres humanos controlem dispositivos externos com suas mentes de várias maneiras. Quer um exemplo? Próteses de mão que podem se movimentar com o comando da mente, usadas por pessoas que perderam o braço. Mas levaram isso para um outro nível.

Resolveram criar uma interface cérebro-cérebro (BBI) usando métodos semelhantes. Mas, até o momento, ninguém havia usado um BBI para assumir o controle de outra criatura viva. Foi isso que os acadêmicos da Zheijang se propuseram a realizar.

Ratos ciborgues

Os pesquisadores implantaram microeletrodos no cérebro de um rato vivo e conectaram-no ao cérebro de um ser humano que estava ligado a um IMC de computador, ou seja, estava no controle. Os pensamentos relacionados ao movimento na mente do manipulador enviavam sinais ao computador, que então traduziam esses sinais em instruções, e os enviavam para o cérebro do rato.

"Com essa interface, nossos manipuladores foram capazes de controlar ratos ciborgue para concluir o labirinto em que foram inseridos sem problemas", afirmaram os cientistas. "Instruções de controle foram enviadas sem fio para o rato ciborgue através de estimulação micro-elétrica cerebral", continuaram.

Funcionou mais ou menos assim: quando o manipulador pensava em movimentar o braço esquerdo, o rato ia pelo lado esquerdo. Quando o manipulador pensava em movimentar o braço direito, o rato ia pelo lado direito. A cada fase, os ratos iam sendo colocados em labirintos mais complexos, para ver até onde o experimento funcionava. Com o tempo, os seis ratos ciborgues usados ??no estudo se tornaram mais proficientes em navegar pelo labirinto, e houve "um entendimento tácito [desenvolvido] entre o ciborgue humano e o rato".

Resultados

"Os resultados mostraram que os ratos ciborgues poderiam ser controlados com facilidade pela mente humana para completar uma tarefa de navegação em um complexo labirinto", escreveram eles. "Nossos experimentos indicaram que a cooperação através da transmissão de informações multidimensionais entre dois cérebros por um BBI assistido por computador é promissora", concluíram.

Essa não é a primeira vez que o ser humano tenta controlar a mente de um animal remotamente. Os primeiros a entrar nesse tipo de teste foram as baratas. No futuro, os pesquisadores esperam que "o fluxo de informação seja bidirecional e comunicativo entre dois indivíduos humanos".

Eles pensam em chegar cada vez mais longe. "O verdadeiro sucesso seria o compartilhamento de conteúdo rico entre os dois lados, como emoções e sentimentos. Ainda estamos muito longe disso, mas, claro, esse seria o sonho".

Fonte: Fatos Desconhecidos

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium