É como se diz: não dá para falar em carnaval no Piauí sem mencionar o tradicional carnaval de Barras. Já são 30 anos de tradição da folia de Momo no município também chamado de Veneza brasileira, em função dos rios e lagos explorados por banhistas.
E por falar em banho, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está apostando mais uma vez nos balneários naturais do município. O barrense e o folião de fora, o turista, pode contar com banhos e lugar aprazíveis como os rios Longá e Marathoan além da Barragem da Boa Vista.
FESTAS
E a Prefeitura de Barras através da Secretaria Municipal de Cultura preparou um conjunto de eventos para agradar todos os gostos. A criançada, por exemplo, vai contar com um palco exclusivo montado na Praça da Matriz.
“ Nossas crianças terão um palco só para elas. A partir das 17h as bandas vão tocar as tradicionais marchinhas de carnaval”, disse o secretário Germano Filho.
Já a partir da 22h começa o carnaval dos adultos. Vai ser no maior espaço cultural do Piauí, na Avenida Beira Rio. Nesse espaço 13 banda vão se reversar na animação do brincante.
Além das tradicionais bandas locais como a Quebra Resguardo, o carnaval de Barras vai ser animado por nome já consagrados como: Kaio Stronda, de Teresina, Walquíria Starley, da Farra da Gordinha. E ainda, nomes de projeção nacional a exemplo de Jeremias, Capilé e Luketo.
“No sambódromo ocupa um espaço de 12 metros de largura por 480 metros de comprimento. Só pra se ter uma idéia a sapucaí tem 14 mentos de largura”, ressalta Germano Filho.
E os amantes dos paredões de som não vão ficar de fora da folia. A Prefeitura reservou um espaço só para ele.
“Numa parceria como Barras Clube, vamos prestigiar também o folião que curte o som dos paredões. O Barras Clube será todo dos carros de som e paredões”, finalizou o secretário Germano Filho.
Fotos: Ciclope Caldas