Domingo, 01 de Agosto de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

22° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Cidades Protesto
01/03/2019 15h10 Atualizada há 2 anos
Por: R10 municípios

Pais e alunos protestam por falta de transporte escolar

Com o lema “Governo preste atenção. O transporte do estado é a sua obrigação!”, pais e alunos da escola estadual Professor Mariano da Silva, percorreram na manhã desta sexta-feira (01), as principais ruas de Francisco Santos, em protesto reivindicando o retorno do transporte escolar.

Os manifestantes partiram da sede da escola e seguiram pela avenida Chagas Rodrigues, passando pela rua Nova em direção ao Mercado Municipal.

Foto: Reprodução/Cidades na Net
Foto: Reprodução/Cidades na Net

De acordo com uma das organizadoras da mobilização, Roneide Maria, que também é mãe de aluno da escola Professor Mariano, afirmou que o objetivo da manifestação é chamar atenção da população e do Governo Estadual por conta da falta de transporte escolar para transportar os alunos.

Continua depois da publicidade

“Desde o dia em que começaram as aulas, há dez dias, não tem transporte para carregar os alunos, tendo os mesmos que se deslocarem muitas vezes a pé ou de carona, sendo que muitos deles moram na zona rural distante dez, quinze quilômetros e até mais longe”, afirmou Roneide acrescentando que o prefeito municipal, Luís José, mesmo sem ser responsável, forneceu transporte escolar para alunos de escolas do Estado, nos últimos meses do ano letivo de 2018.

A moradora Popéia Maria de Sousa Silva, do povoado Granada que fica 10 km da sede do município, disse que muitas vezes o filho vem de carona para escola porque não passa mais ônibus no local. Ela acrescentou ainda que existem muitos alunos que moram em locais ainda mais distantes e até deixam de ir para a escola.

“Meu filho que é aluno da escola por muitas vezes vem de carona tendo que ficar esperando na beira da pista. Quando encontra carona ele vai pra escola e quando não encontra fica mais difícil”, destacou.

Membro do Conselho Tutelar e também um dos organizadores da mobilização, Cleovan Sousa, explicou que o motivo da reivindicação é por conta da falta de transporte que é de responsabilidade do Governo do Estado que deixou de fazer os repasses para as empresas responsáveis pelo transporte.

“É importante deixar claro que nós estamos aqui hoje porque Governo do Estado não fornece mais transporte para os alunos. Deixo claro que não tem nada a ver com o município, pois as escolas municipais estão regularizadas com transporte, merenda e quem está sem transporte é o Estado. A responsabilidade é do Governador Wellington Dias”, explicou o conselheiro tutelar.

Segundo Cleovan, as empresas responsáveis por transportar os alunos estão há cinco meses sem repasses.

“A responsabilidade é do Governo do Estado porque as empresas estão há cinco meses sem receber, e, é muito injusto os alunos deixarem de vir para a escola por falta de transporte. Está dentro do Estatuto da Criança e do Adolescente que toda crianças e adolescente tem direito a educação”, reivindicou Cleovan Sousa.

Outro lado

Procurada pelo Portal R10, a assessoria da Secretaria de Educação ainda não se manifestou.

Fonte: Cidades na Net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp