Segunda, 22 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
Geral - Estudo

Postada em 27/11/2017 ás 13h20 - atualizada em 27/11/2017 ás 13h29

Publicada por: Bruna Dias

Fonte: G1

Pesquisa encontra 10 mil bactérias e fungos com risco de infecções em roupas íntimas
O risco para a saúde vai desde alergias até infecções graves e incontinência urinária.
Pesquisa encontra 10 mil bactérias e fungos com risco de infecções em roupas íntimas

Foto: Patrícia Teixeira/G1

Uma pesquisa feita em Campinas (SP) com roupas íntimas - calcinhas, cuecas e sutiãs - encontrou 10 mil bactérias e fungos nas peças usadas, após várias lavagens, e contaminação também nas novas, recém-compradas. O risco para a saúde vai desde alergias até infecções graves e incontinência urinária.

O estudo, feito na Faculdade Devry Metrocamp, analisou 52 peças, sendo 27 novas - com contaminação em 85% por bactérias resistentes -, e 25 usadas - com risco de doenças em 92% delas. Mulheres e homens entre 20 e 55 anos participaram do estudo. Para idosos e crianças, os itens novos integraram as amostras e também geraram preocupação.

"A gente analisou o forro, a parte que fica muito mais em contato com o ânus e a região vaginal ou peniana. [...] Se a pessoa já tem uma predisposição, fez uma cirurgia ou está com uma ferida, pode desenvolver dias depois um desconforto. É uma irritação, uma ardência e isso pode levar a um quadro de infecção mais grave", afirma a doutora em ciência de alimentos, bióloga e pesquisadora Rosana Siqueira.

Peças usadas

A falta de higienização correta foi a grande vilã da pesquisa. Nas calcinhas e cuecas usadas foi encontrado o maior número de micro-organismos - até 10 mil - responsáveis por causar corrimento, dor, febre, alergia, ardência, irritação na pele, infecções de urina graves, anais e penianas, além de inflamações.

Peças novas

Nas peças novas vale o alerta para quem tem "preguiça" de lavá-las antes de usar, e também para quem as experimenta antes de comprar. A pesquisadora encontrou nas amostras de calcinhas, sutiãs e cuecas - compradas em lojas de shoppings e também em comércio de rua - até 250 bactérias resistentes.

Higienização ideal

Segundo Rosana, o ideal é que as roupas íntimas não sejam lavadas com sabão em pó ou outros produtos durante o banho, como shampoo, mas com sabão neutro. Também é importante não misturá-las com outras peças de roupa e, principalmente, não deixar dias no cesto aguardando a lavagem. A contaminação se alastra.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Gilbués-PI Por Henrique Guerra

Sinserpim realiza grande festa de confraternização

São Pedro do Piauí Por Mário Paiva

Prefeitura de São Pedro do Piauí faz alerta sobre gagueira

Corrente-PI Por Aline Moura

A empresa Olhares Fotografia comemora 2 anos no mercado fotográfico

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Paróquia de São Bendito realiza tradicional Passeata dos Motoqueiros

Campo Maior Por Wellington Siqueira

Com recursos próprios Prefeitura de Campo Maior executa diversas obras

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium