Domingo, 21 de julho de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(86) 98833-1400
Português Descomplicado

Português Descomplicado

Professor Newton Neto Professor graduado em Língua Portuguesa, graduado em Língua Espanhola, Pós- graduado em Docência Superior, autor da Obra Português Descomplicado, com publicações na área de Linguagem. Leciona em preparatórios para Concursos e possui cursos online nas melhores plataformas educacionais do país.

[email protected]

(86) 98833-1400

Concursos - ESPECIAL - BANCAS

Postada em 06/03/2019 ás 22h13 - atualizada em 07/03/2019 ás 07h41

Publicada por: Professor Newton Neto

Conheça a Fundação Carlos Chagas - FCC com o Prof. Neto
Muito prazer, eu sou a FCC !
Conheça a Fundação Carlos Chagas - FCC com o Prof. Neto

Fala, concurseiro, tá tudo bem contigo? Espero que sim! Hoje vamos falar um pouco sobre esta banca que não habita entre as mais desafiadoras ou enigmáticas, apesar de elaborar importantes concursos, incluindo concursos nacionais de alto nível. Alguns concursos organizados pela FCC: TER, TRT e TJ.

Pra começar, devo dizer que é uma banca que consegue dosar uma boa abordagem de gramática, sem esquecer a análise textual. Em relação à porção cobrada de cada área (textual e gramatical), é notória a maior fatia gramatical, chegando a aproximadamente 60% da prova de língua portuguesa. Há, porém, uma relevante distinção entre provas de nível médio e de nível superior. As provas de nível médio cobram uma gramática mais declarada, com o predomínio de questões envolvendo aspectos articulados (conjunções, pronomes relativos, correlação entre tempos e modos verbais e, principalmente, reescritura de frases). Ao se tratar de uma prova de nível superior, o texto surge como protagonista, explorando-se algumas questões de compreensão e outras de interpretação. (Sim, existe diferença entre compreensão e interpretação!) A compreensão explora o que está explícito no texto, exigindo do concurseiro uma leitura atenta ou, no máximo, uma releitura. As questões de interpretação ou inferência exigem um conhecimento prévio de mundo, análise de informações pressupostas e subentendidas (aquelas nas entrelinhas).

Enfim, para se dar bem numa prova da FCC, é necessário dedicar-se ao estudo da gramática e, paralelamente, atentar para uma responsável análise textual. A banca apresenta uma prova honesta, com questões claras, diretas e que permitem um bom desempenho para aqueles que estudaram pra valer. Se você fez o Curso PORTUGUÊS DESCOMPLICADO comigo, aí tudo fica fácil, fácil. Permita-se ter a chance real de gabaritar a prova de língua portuguesa. Vem comigo, eu mostro como se faz. Turma iniciando neste sábado (09/03/19). Últimas vagas! Contato: (86)98833-1400

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium