Segunda, 14 de outubro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(86) 98844-3653
Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais)

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais)

Lucas Stefano Saiba tudo o que acontece na região.

[email protected]

(86) 98844-3653

Cidades - Destaque

Postada em 10/03/2019 ás 17h24

Publicada por: Lucas Stefano

As desculpas de Boechat a Brizola
Os CIEPs e a incompreensão de quem poderia ter ajudado na sua consolidação
As desculpas de Boechat a Brizola

bribriEm entrevista  para a construção do livro “Meu avô Leonel. Frases, ‘causos’ e depoimentos de Brizola”, de autoria da neta e deputada estadual(PDT-RS) Juliana Brizola e  da jornalista e Rejane Guerra, o renomado jornalista Ricardo Boechat pede desculpas a Leonel Brizola por não ter dado a devida atenção ao projeto do então Governador do Rio de Janeiro.brixo

Veja o que disse Boechat.

Frase eu não tenho, mas uma lembrança. Fui um dos muitos críticos do projeto do CIEPs. Achava-os dispendiosos, mas destinados à publicidade eleitoral do que a educação e destinados a criar uma elite no ensino publico, não a democratiza-lo. Enquanto uma escola convencional custava xis para ser mantida, um CIEP custava vários xis para formar o mesmo numero de alunos. Além disso, era colunista do jornal O Globo e, confesso, toda postura de oposição do jornal ao então governador, é claro, também me influenciava.

Passaram-se os anos, exatamente, 20, e encontrei Brizola na casa de José Aparecido de Oliveira, num jantar. Brizola não tinha mudado. Continuava acreditando nas mesmas coisas, empunhando as mesmas bandeiras. Mas eu passara a enxergar de outra forma, radicalmente oposta àquela, a experiência do ensino em tempo integral, “das três refeições e um banho”, da meninada fora das ruas, da pratica esportiva complementando o estudo, dos cuidados preventivos com a saúde dentro do ambiente escolar. Dei-me conta tardiamente, já com os CIEPs abatidos pela mediocridade politica, que pisara na bola.

Confessei meu erro ao velho Briza, com quem nunca conversara antes. Ele sorriu daquele jeito dele, como sorria quando ia fulminar um adversário, mas me anistiou: “Pois é meu caro... imagine só... Aqueles meninos que íamos botar na escola o dia inteiro, em 500 CIEP’S, milhares de meninos, são hoje rapazes esses homens jovens que a policia mata todos os dias nas favelas e que também matam gente todos os dias de armas nas mãos... Ia ser um exemplo para o Brasil”.

Brizola estava, mais uma vez coberto de razão.

Boechat Brizola

Depoimento do jornalista Ricardo Boechat dado a Rejane Guerra para o livro  “Meu avô Leonel. Frases, ‘causos’ e depoimentos de Brizola”.

PUBLICIDADE:Imagem (322)

ImagemImagem (287)criativa-2017

 
O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium