Quarta, 18 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
99 8431-1324
Santa Filomena-PI

Santa Filomena-PI

Tony Santos Correspondente do município.

[email protected]

99 8431-1324

Cidades - Alerta

Postada em 11/03/2019 ás 07h27

Publicada por: Tony Santos

Vigilância faz alerta aos visitantes de túmulos no cemitério público
Vasos do cemitério são os locais de maior risco para Dengue.
Vigilância faz alerta aos visitantes de túmulos no cemitério público

Cuidado com vasos de plantas no cemitério local.

RECADO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE SANTA FILOMENA:

“Quando forem visitar aos túmulos dos seus entes queridos no cemitério local, coloquem areia nos vasos de flores até a borda, pois neste período chuvoso os vasos sem areia se tornam propícios ao foco do mosquito Aedes Aegypti. Evitando assim que a proliferação do mosquito se espalhe”.

Cerca de 80% dos vasos já vistoriados no cemitério encontravam-se fora do padrão necessário para evitar a proliferação do aedes aegypt, o mosquito transmissor da dengue. “A equipe da Prefeitura continua retirando este material inadequado, preenchendo com areia os vasos que podem ser utilizados, retirando papel celofane e outros, para evitar problemas no cemitério. Mas é importante que os frequentadores atentem aos cuidados básicos necessários”.

“O Cemitério da cidade É considerado ponto estratégico justamente por apresentarem um maior número de prováveis criadouros. Por isso, eles são motivo de atenção durante o ano todo”.

A Vigilância Epidemiológica percebeu que muitas pessoas não tomam os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito, por isso faz esse alerta e explica que a manutenção dos jazigos é de responsabilidade de seus proprietários, convocando a população a assumir seu papel no combate à dengue.

O que fazer?

O principal risco é o acúmulo de água nos vasos dos túmulos. O aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, para se reproduzir coloca seus ovos na borda de recipientes com água limpa. Alguns cuidados devem ser tomados:

- Utilize sempre recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais;- Mantenha o nível de areia até a borda evitando o acúmulo de água;

- Dê preferência às flores artificiais. Nesse caso, ao invés de areia, podem ser utilizadas pedras, que facilitam o escoamento da água. Lembre-se de utilizar um recipiente furado;- Retire o invólucro de celofane, aquele ‘papel decorativo' que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água;

- Elimine pratos e ‘cachepots’, aqueles suportes para os vasos, geralmente de cerâmica ou porcelana, que também propiciam a deposição de água.

- Ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida.

"Estas são medidas simples que, uma vez adotadas, vão dificultar a procriação do aedes aegypti. O Cemitério Municipal é considerado um local crítico, que requer constante vigilância, devido o número elevado de possíveis criadouros e por ser um ponto onde já foi detectada a presença do mosquito da Dengue em anos anteriores.

DoençaA Dengue pode se manifestar nas formas clássica ou com complicações, podendo chegar a forma hemorrágica. Na forma clássica, os principais sintomas são febre elevada, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e dor de cabeça intensa. Pode haver sangramento gengival, nasal e manchas vermelhas pelo corpo. Nas demais, os sintomas são os mesmos, porém mais intensos e graves, podendo ocasionar insuficiência circulatória e até levar à morte. 90% dos casos hemorrágicos apresentam história anterior de Dengue.Não existem medicamentos específicos para o tratamento da Dengue e não há vacina. Somente medidas preventivas aliadas a um  trabalho educativo sério são eficazes para combatê-la. A participação da população é um dos fatores decisivos para que o aedes aegypti não se prolifere. Elimine os criadouros, que são os locais com água limpa que o mosquito escolhe para colocação de ovos. O combate à Dengue é responsabilidade de todos.

Fonte: https://projetostonysantos.com/

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium