Jejum intermitente é um assunto falado há bastante tempo que abrange grande divulgação e discussões pelas redes socais como a dieta do momento, se bem que toda dieta é do momento, basta ter um grande repercussão.
Mas na verdade, jejum intermitente não é nada mais do que uma combinação entre um grande intervalo sem se alimentar, com um período pequeno a médio (chamamos de janela) para se alimentar. Durante esse período em jejum, onde você deixa de ingerir alimentos, seu corpo inicia um processo fisiológico com o objetivo de queimar estoques de gordura, esse processo ocorre no intuito de produzir energia. Mas vocês se atentaram que de uma certa forma o jejum não é algo tão estranho, você que faz sua última refeição às 21:00h e só vai realizar a próxima refeição no dia seguinte por volta de 08:00, de certa forma você está passando um grande período em jejum.
Existem vários protocolos de jejum, 12 por 12 (12 horas em jejum X 12 horas para se alimentar), 14 por 10 (14 horas em jejum X 10 horas para se alimentar), 16 por 8 (16 horas em jejum X 8 horas para se alimentar), 17 por 7 (17 horas em jejum X 7 horas para se alimentar), 18 por 6 (18 horas em jejum X 6 horas para se alimentar), o protocolo deve ser ajustado conforme a realidade de cada indivíduo.
É necessário frisar, pessoas que buscam um trabalho de hipertrofia (ganho de massa magra) o jejum intermitente é uma péssima estratégia, em vista que a janela pra ingerir alimentos se torna muito curta, e a distribuição de macronutrientes não seria feita de forma adequada. Sendo que na estratégia de jejum intermitente a perda de massa muscular pode ser de forma árdua, claro que cada indivíduo pode reagir de uma forma diferente, isso chamamos de individualidade biológica.
Existe diversas estratégias, o que vai determinar qual se adequa a determinado indivíduo e se é necessário utilizar, é a anamnese. Por diversas vezes os pacientes chegam no consultório com a estratégia nutricional em mente, porque viram na internet, comentários e até mesmo porque a amiga fez, mas quando a realidade é jogada pra si, vê que mediante aos seus possíveis hábitos alimentares e rotina é uma estratégia nutricional fora da sua realidade. Por isso sempre busque um profissional que possa orienta-lo.