Segunda, 22 de julho de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Piauí - Documentário

Postada em 16/03/2019 ás 07h49 - atualizada em 16/03/2019 ás 10h51

Publicada por: Gustavo Miranda

Filme de Niède será exibido entre os melhores do Brasil
O longa participa do festival dentro da Mostra Competitiva.
Filme de Niède será exibido entre os melhores do Brasil

Foto: PABLO DE SOUSA/VIAGEM E TURISMO/Dedoc

Os melhores documentários produzidos no Brasil e no mundo serão exibidos nas telas do É Tudo Verdade 2019 – 24º Festival Internacional de Documentários, que ocorre no período de 4 a 14 de abril, em São Paulo; e de 8 a 14 de abril, no Rio de Janeiro.

Entre os 66 filmes que constam na programação, está o documentário Niède, dirigido por Tiago Tambelli, que foi selecionado para a Mostra Competitiva do maior festival internacional de documentários da América Latina e se ganhar o festival é, automaticamente, indicado ao Oscar na categoria documentário. “Esse é o grande diferencial”, diz o fotógrafo André Pessoa.

O documentário de 2h20 mergulha na trajetória da arqueóloga brasileira, que revolucionou as teorias sobre os primeiros habitantes das Américas, e exibe sua história que desafia a “colonização do esquecimento”, vivida pelo Brasil desde a chegada dos europeus.

Niède retrata não só uma vida de descobertas, paixão e luta pela preservação das memórias distantes do continente, mas também revela o homem contemporâneo do semiárido. O Antigo e o atual, o ontem e o hoje caminham juntos neste longa que questiona se o rico e vasto material da nossa pré-história, que povoa o Parque Nacional da Serra da Capivara, idealizado por Niéde, resistirá ao tempo, aos interesses políticos e econômicos e ao desaparecimento de sua criadora.

Niède é uma produção da B&T Audiovisual e Lente Viva Filmes e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult), e com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA (Prodecine 01/2016), administrados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE e geridos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). A distribuição fica por conta da ELO Company.

O longa foi realizado com sucesso, com o empenho e carinho da equipe, de parceiros e apoiadores que pretendem levar a produção para festivais nacionais e internacionais, salas de cinema, TV Fechada, TV Aberta, VOD". A proposta da direção é apresentar o documentário Niède em circuito nacional, festivais e salas de cinema, inicialmente no Brasil.

As produtoras do documentário NIÈDE, B&T Audiovisual e Lente Viva Filmes juntamente com a distribuidora ELO Company, traçam estratégias que revelarão o caminho que o filme irá trilhar.

Fonte: Ccom

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Dois jogos marcaram o aniversario do Arraial Futebol Clube

Francinópolis Por Odair Morais

Grupo Junino Verde e Amarelo de Picos ganham festival em Francinópolis

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Educação ambiental: SEMAN apresenta ações do B-R-O bró ao MP

Agricolândia-PI Por Gilberto Alencar

AgriCaprinOvinoShow será realizado nos dias 27 e 28

Joaquim Pires-PI Por João Victor

Seleção de Joaquim Pires vence de goleada na estreia da II Copa Norte de Fu

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium