Quinta, 22 de agosto de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Piauí - Documentário

Postada em 16/03/2019 ás 07h49 - atualizada em 16/03/2019 ás 10h51

Publicada por: Gustavo Miranda

Filme de Niède será exibido entre os melhores do Brasil
O longa participa do festival dentro da Mostra Competitiva.
Filme de Niède será exibido entre os melhores do Brasil

Foto: PABLO DE SOUSA/VIAGEM E TURISMO/Dedoc

Os melhores documentários produzidos no Brasil e no mundo serão exibidos nas telas do É Tudo Verdade 2019 – 24º Festival Internacional de Documentários, que ocorre no período de 4 a 14 de abril, em São Paulo; e de 8 a 14 de abril, no Rio de Janeiro.

Entre os 66 filmes que constam na programação, está o documentário Niède, dirigido por Tiago Tambelli, que foi selecionado para a Mostra Competitiva do maior festival internacional de documentários da América Latina e se ganhar o festival é, automaticamente, indicado ao Oscar na categoria documentário. “Esse é o grande diferencial”, diz o fotógrafo André Pessoa.

O documentário de 2h20 mergulha na trajetória da arqueóloga brasileira, que revolucionou as teorias sobre os primeiros habitantes das Américas, e exibe sua história que desafia a “colonização do esquecimento”, vivida pelo Brasil desde a chegada dos europeus.

Niède retrata não só uma vida de descobertas, paixão e luta pela preservação das memórias distantes do continente, mas também revela o homem contemporâneo do semiárido. O Antigo e o atual, o ontem e o hoje caminham juntos neste longa que questiona se o rico e vasto material da nossa pré-história, que povoa o Parque Nacional da Serra da Capivara, idealizado por Niéde, resistirá ao tempo, aos interesses políticos e econômicos e ao desaparecimento de sua criadora.

Niède é uma produção da B&T Audiovisual e Lente Viva Filmes e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult), e com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA (Prodecine 01/2016), administrados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE e geridos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). A distribuição fica por conta da ELO Company.

O longa foi realizado com sucesso, com o empenho e carinho da equipe, de parceiros e apoiadores que pretendem levar a produção para festivais nacionais e internacionais, salas de cinema, TV Fechada, TV Aberta, VOD". A proposta da direção é apresentar o documentário Niède em circuito nacional, festivais e salas de cinema, inicialmente no Brasil.

As produtoras do documentário NIÈDE, B&T Audiovisual e Lente Viva Filmes juntamente com a distribuidora ELO Company, traçam estratégias que revelarão o caminho que o filme irá trilhar.

Fonte: Ccom

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Amarante-PI Por Diogo Costa

Prefeito de Amarante vistoria construção de obra em ritmo acelerado

Colônia do Gurgueia Por Geney Ribeiro

Prefeitura de Colônia do Gurgueia trabalha intensamente melhorando estradas

Redenção do Gurgueia Por Ampario Gil

Jovem acadêmico do curso de História é um dos 13 (treze) concorrentes

Miguel Leão Por Edverton de Oliveira Monte

Maquinas chegam a Miguel Leão para obra de pavimentação

Oeiras Por Thainah Cortez

Biblioteca de Oeiras recebe acervo de livros de escritores piauienses

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium