Terça, 19 de março de 2019
(86) 99915-1055
[email protected]
(61) 98191-9906
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

Jornalista Milton Atanazio Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.

[email protected]

(61) 98191-9906

Política - Eleição no Senado

Postada em 16/03/2019 ás 09h55 - atualizada em 16/03/2019 ás 10h17

Publicada por: Jornalista Milton Atanazio

Corregedor do Senado na apuração da suposta fraude
Eleição no Senado: Policia Legislativa analisa imagens
Corregedor do Senado na apuração da suposta fraude

O senador Roberto Rocha, corregedor do Senado — Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Eleição no Senado: corregedor quer concluir ainda em março apuração sobre suposta fraude

Roberto Rocha afirmou que Polícia Legislativa analisa imagens. Em fevereiro, Senado fez duas votações para presidente da Casa porque na primeira houve 82 votos; há 81 parlamentares.

O corregedor do Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), afirmou nesta sexta-feira (15) ao G1 que pretende concluir ainda neste mês a apuração sobre a suspeita de fraude na eleição para presidente da Casa.

No dia 2 de fevereiro, os senadores se reuniram no plenário para eleger o novo presidente. No momento da contagem de votos, foram encontradas 82 cédulas na urna, embora haja 81 senadores.

Com isso, uma nova votação teve de ser realizada, e Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito presidente do Senado. As cédulas da primeira votação foram trituradas.

"Até o final do mês [de março], o que eu espero é concluir o trabalho da Corregedoria. A Corregedoria tem a função de apurar. E aí, se descobrir que tem algum servidor envolvido, manda para o Ministério Público e manda também para a diretoria [do Senado]. Se tiver algum senador envolvido, manda para o Conselho de Ética", afirmou Rocha.

O Conselho de Ética pode abrir um processo de cassação de mandato parlamentar.

Clicar para assistir

https://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/v/senado-investiga-fraude-na-eleicao-da-mesa-diretora/7368078/

Na avaliação de Rocha, mais duas semanas para a conclusão da investigação é um "prazo razoável", a não ser que "algum fato" justifique prorrogar o prazo.

Imagens e suspeitos

Segundo o corregedor do Senado, a Polícia Legislativa ainda analisa registros do dia votação. Ele disse que foram solicitadas imagens das câmeras de segurança do Senado, fotógrafos, emissoras de televisão e de assessorias dos parlamentares.

Rocha chamou de "especulação precipitada" notícias divulgadas pela imprensa de que a Corregedoria teria um principal suspeito no caso.

"Tinha, mais ou menos, uma dúzia [de imagens de votação de senadores] que estavam um pouco difícil de identificar a maneira como o voto caiu na urna. Depois, esse número foi diminuindo porque chegaram mais imagens. Não sei dizer neste momento quantos casos ainda precisam de esclarecimento", afirmou.

O tucano declarou que, paralelamente à análise das imagens, tem conversado com senadores e servidores que participaram da sessão.

Polícia Federal

O senador do PSDB afirmou ainda que, até o momento, a Polícia Federal não foi acionada para entrar na investigação.

"Ficou a cargo da Polícia Legislativa examinar a necessidade [de a PF entrar no caso]. Como eles [os policiais legislativos] estão fazendo um trabalho minucioso, a gente resolveu ainda não mandar nada para fora do Senado", disse.

Em fevereiro, Roberto Rocha afirmou que pediria ajuda de policiais federais na investigação sobre eventual fraude na eleição. À época, Rocha disse que a PF tem tecnologia mais avançada para analisar as imagens.

 

Fonte: g1

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium