A Dra. Fernanda Castro, Presidente da Subseção da OAB de Timon, acompanhada da Dra. Patrícia Santos, Vice-presidente da Comissão da Mulher e da Advogada e Dra. Kamila Franco, membra da Comissão da mulher, participaram da 1ª reunião para instalação do “Programa Amparando Filhos” na Comarca de Timon-MA
A reunião aconteceu na última quarta-feira(13/02) no Fórum de Timon, e foi organizada pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude e Diretor do Fórum desta Comarca, Dr. Simeão Pereira e Dr. Elismar Marques, Juiz da Vara de Execução Penal.
Trata-se de um projeto criado pelo Juiz Fernando Augusto C. Rezende do TJ/GO, que tem como base a Resolução 252/2018 do CNJ. O programa visa promover cidadania e inclusão de mulheres mães e gestantes privadas de liberdade e de seus filhos nas políticas públicas de saúde, assistência social, educação, trabalho e renda, entre outras, objetivando minorar as consequências destas crianças e adolescentes após a repentina ruptura dos laços mães/filhos.
.
Sendo imprescindível a articulação desta rede de proteção do Judiciário, em parceria com a OAB, Ministério Público e a sociedade civil organizada/solidária, no sentido de efetivar as medidas de proteção essenciais para os filhos das apenadas recolhidas nos presídios desta Comarca.
Este programa tem como foco o processo do desenvolvimento das habilidades: individuais, interpessoais, comunitárias, psicológicas e sociais, no sentido de fortalecê-los para a construção de um projeto de vida pró - ativo e saudável, baseado em sonhos e metas e, assim, evitar a repetição da história familiar marcada pelo crime.
'Parabenizamos os Juizes Dr. Simeão Pereira e Dr. Elismar Marques, pela iniciativa e sensibilidade na implantação do Programa na nossa Comarca e agradecemos a oportunidade de participar de um projeto tão importante'. Gratulou a presidente da Subseção OAB Timon, Dra Fernanda Castro.