Quarta, 25 de Novembro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

31°

25° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Evento
19/03/2019 11h34
Por: R10 municípios

Comunidade celebra a 9ª noite de missa e novena do festejo de São José

Nesta terça-feira às 16h, haverá a missa solene da festa.

Foto: Reprodução/Cidades na Net
Foto: Reprodução/Cidades na Net

Um grande número de fiéis católicos devotos de São José participou, na noite dessa segunda-feira, 18, da nona e última noite de novena e missa em honra ao santo padroeiro da área pastoral de Caldeirão Grande do Piauí.

A santa missa, ponto alto da fé católica, foi campal, em frente a igreja de São José, e presidida pelo vigário da Paróquia de Simões, padre Francisco Berto, que representou a pessoa de Cristo em virtude do poder recebido no sacramento da Ordem.

Após a celebração eucarística, aconteceu a quermesse na praça central, um momento de confraternização e fortalecimento dos laços da comunidade católica. Tradicionalmente, na última noite do novenário também é realizado o leilão de São José, quando são ofertados diversos produtos para arremate.

Continua depois da publicidade

O festejo, além de um momento de fortalecimento da fé cristã, é, para muitos, também um momento de reencontro. O casal Fernando Correia e Maria da Silva, por exemplo, que reside em Anápolis, estado de Goiás, percorreu mais de 2.200 quilômetros para participar do evento religioso.

Ele é goiano e ela filha de Caldeirão Grande, e quase todos os anos vem ao Piauí para participar do festejo. “É bom demais! É animado, muito interessante. Anápolis é uma cidade grande, lá a gente não tem esse contato gostoso e tranquilo que tem aqui.”, disse Fernando.

Para Maria, além de ser um momento de fortalecimento da fé e de agradecimento pelas graças, é, também, um momento de reencontrar a família e os amigos. Ela conta que mesmo 40 anos depois de sair de sua terra natal, não perdeu o hábito de participar do festejo. “Todo ano quando chega o mês de março a vontade é de vir para Caldeirão e estar aqui no festejo de São José.”, disse.

Continua depois da publicidade

O festejo de São José é uma das mais antigas tradições religiosas de Caldeirão Grande do Piauí. São 85 anos de devoção. Tudo começou quando o município ainda era uma pequena comunidade, e com o passar dos anos, se tornou a maior manifestação religiosa local.

Este ano, festejo reflete sobre o tema “São José, esposo fiel e servidor”. A programação teve início dia 10 de março. Foram nove noites de celebrações em preparação para a festa de São José, que acontece hoje, dia 19 de março, dia dedicado ao santo protetor da Sagrada Família.

Em Caldeirão do Piauí, nesta terça-feira às 16h, haverá a missa solene da festa, que será presidida pelo pároco local, padre Pio Feitosa, seguida da procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade.

Continua depois da publicidade
Fonte: Cidades na Net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®