Terça, 23 de abril de 2019
(86) 99915-1055
Governo do Estado
[email protected]
(86) 9 9497- 4422
Professor Ricardo Ribeiro

Professor Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro Pedagogo, Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria em Educação a Distância. Atualmente sou Consultor Educacional da Faculdade Única e Universidade Cândido Mendes, membro associado da Associação Brasileira de Educação a Distância. Apaixonado por Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento Pessoal.

[email protected]

(86) 9 9497- 4422

Educação - Aprendizagem

Postada em 19/03/2019 ás 15h22 - atualizada em 19/03/2019 ás 17h22

Publicada por: Ricardo Ribeiro

5 hábitos práticos que vão te tornar um estudante mais eficaz
Não importa o que você está estudando e para que estuda.
5 hábitos práticos que vão te tornar um estudante mais eficaz

Foto: Banco de imagens.

Ser um estudante de sucesso não é nada fácil, requer muita dedicação e esforço, mas você pode ser um estudante bem sucedido com as dicas que vou mostrar aqui. 

É importante saber que se tornar um estudante de sucesso não vai acontecer da noite para o dia. Esse é um trabalho que ocorre com o tempo, e vai  requerer de você muito foco, esforço e dedicação para conseguir conquistar seu objetivo, seja ele qual for.

Não importa o que você está estudando e para que estuda, os 5 hábitos de estudantes eficazes vão te ajudar. Veja quais são, anote e pratique. E não esqueça de deixar nos comentários quais desses hábitos você já pratica, ou vai passar a praticar.

Aproveite de forma correta as primeiras semanas de aula.

Inicialmente vamos pensar nas duas primeiras semanas de aula, e nas coisas  que costumamos fazer nelas, de já lhe digo que fazemos basicamente fingir que estamos indo nessas aulas.

Nessas duas primeiras semanas, desenvolva o hábito de se organizar, conhecer seus professores, se aprofundar nos conteúdos que serão estudados, e já se adiante nas matérias. Esse novo hábito vai exigir de você uma dedicação e um esforço maior, mais é exatamente isso que estudantes bem sucedidos fazem. Com isso aprendemos o primeiro hábito.

Faça todo trabalho escolar como se fosse o mais importante da sua vida.

Mais o que é um trabalho escolar? Você se perguntou isso, não é?  Trabalho escolar é um trabalho ou uma atividade que deve ser feita para a escola. Pode ser também a tarefa, o dever de casa que o aluno tem que fazer todos os dias, ou até mesmo uma pesquisa, um fichamento ou resumo, uma resenha, todas essas atividades propostas pela escola, são exemplos de um trabalho escolar.

Não seja aquela aluno que sempre busca o tema mais fácil, ou que se esforça o mínimo possível para entregar um trabalho concluído, e no prazo final. Não use os trabalhos escolares para ganhar ponto, utilize ele como algo que faz parte de sua vida, que tem algum sentido pra você, te agregando valor e conhecimento.  

Use técnicas de Estudo.

Adote esse hábito para te ajudar a usar melhor seu tempo enquanto estuda. A preparação dos estudos precisa ser mais estratégica, com base em métodos para garantir a fixação e acelerar o processo de aprendizado. Estude como um profissional, não como um amador.

Infelizmente eu não posso te dizer qual técnica de estudo te trará melhor resultado, mas irei citar algumas delas aqui, e você irá se encarregar de pratica-las mais a fundo e encontrar qual delas mais se encaixa com você.

Dentre as inúmeras técnicas de estudo podemos citar o mapa mental, fichamento ou resumo, construção e reconstrução de tabelas, gravação de áudio, apresentações para o espelho, táticas mnemônicas e simulações cronometradas. Com isso sugeri 7 técnicas de estudos e com finalidades diferentes, que vão levar os seus estudos a um outro nível.

Aprenda fora da sala de aula.

O aprendizado não é um processo que ocorre exclusivamente dentro da sala de aula, estudar em espaços não escolares é um hábito essencial. Passamos muito tempo dentro da sala de aula, apenas retendo informação, para que essa informação seja fixada de forma eficiente, e resgatada quando for preciso,  faz se necessário um estudo ativo, uma revisão posterior.

Ande com outros estudantes eficazes.

Nesse hábito, vamos refletir como é o seu caminho até a sua aula? Caso queira debater uma dúvida de alguma matéria, ou estudar depois da escola ou faculdade, com quem você faria?

O que eu quero lhe dizer é, sempre ande com alunos eficazes, com objetivos que vão de encontro aos seus,  esses alunos vão lhe estimular e juntos vocês podem construir um conhecimento coletivo e construtivo.

Existe uma frase que diz  que “você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”, embora essa teoria não seja cientificamente comprovada, é fácil observar isso em nossas vidas, e com isso, encontre pessoas ou livros, que lhe fará um estudante melhor.

Esses foram os cinco hábitos, é claro que existem muitos outros hábitos, porém escolhi os que que considerei os mais práticos e que vão fazer uma maior diferença na sua vida, recomendo que você vá adquirindo um hábito por vez.

Se você chegou até aqui, eu te convido a contribuir e interagir comigo! Nesse portal ou em outros canais de comunicação que também disponibilizo como: Instagram (@souseuprofessor), Twitter (@souseuprofessor), Facebook (Ricardo Ribeiro) ou na minha página também no Facebook (Professor Ricardo Ribeiro ).   

Grande Abraço!

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium