Quinta, 17 de outubro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Tecnologia - Piauí

Postada em 20/03/2019 ás 15h15 - atualizada em 20/03/2019 ás 15h41

Publicada por: Gustavo Miranda

Aplicativo Salve Maria será implantado em Santa Catarina
Outro estado que adotará a ferramenta é o Maranhão.
Aplicativo Salve Maria será implantado em Santa Catarina

Foto: Gustavo Miranda

O governador Wellington Dias recebeu, nesta quarta-feira (20), no Palácio de Karnak, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Salete Silva. Acompanhada de técnicos da segurança do TJ-SC, ela está em visita ao Piauí para conhecer o aplicativo Salve Maria e implantá-lo em Santa Catarina.

O aplicativo é uma ferramenta criada pelo Governo do Piauí e vem sendo um aliado no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. “A delegação de Santa Catarina manifestou interesse pelo Salve Maria e nós colocamos à disposição para a celebração de parceria. Parcerias entre os estados brasileiros é fundamental e quem ganha é o povo, nesse caso, de modo especial, as mulheres, que começam a vencer uma tradição machista de violência contra a mulher”, destacou Wellington.

A pretensão é de que o Salve Maria seja implantado em Santa Catarina dentro de três meses. “Este foi o tempo entre a finalização do trabalho científico e a implementação aqui no estado do Piauí. Hoje conhecemos o aplicativo e agora vamos estudar de que forma vai ser aplicado lá. É uma ferramenta de primeiro mundo pela maneira como foi desenvolvido, pela praticidade e pelo alcance que tem. Vamos nos empenhar para que esse projeto comece a funcionar o mais rápido possível e faremos a divulgação para que outros estados possam implementar esse aplicativo tão importante que permite que muitas marias sejam salvas”, pontuou a desembargadora Salete Silva.

Outro estado que contará com o Salve Maria é o Maranhão. O aplicativo será lançado no dia 25 de março naquele estado. “Assim como o estado vizinho, Santa Catarina viu todo o potencial desta iniciativa e é gratificante ver o trabalho do Piauí sendo reconhecido pelo Brasil. Levamos a equipe para conhecer o Plantão de Gênero, visitamos a Delegacia do Feminicídio e mostramos o percurso percorrido para que este aparato tecnológico pudesse ser adotado. Essa troca de experiências agrega inferências para o aplicativo, portanto, só temos a somar”, assinalou a subsecretária da Segurança Pública, delegada Eugênia Villa.

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, destacou que o Piauí ainda é um estado machista, mas que é necessário enfrentar o problema por meio de ações que evitem a crescente onda de violência contra a mulher. "Há pouco tempo as piauienses tinham que recorrer a delegacias comuns para relatar crimes. Hoje, elas têm o amparo do aplicativo Salve Maria e das delegacias especializadas, sem possibilidade de constrangimento. É um trabalho digno de elogio", disse o magistrado.

Salve Maria

O aplicativo Salve Maria é uma tecnologia aliada no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. Mais de 8 mil pessoas no estado já baixaram o aplicativo e, desde março de 2017, ele já foi acionado em 27 cidades do Piauí.

O mesmo aplicativo também conta com outra ferramenta: o botão do pânico. Serve para situação de emergência quando mulheres que já foram agredidas recebem ameaças ou quando a vítima sofre uma agressão naquele momento.

Quando o botão é acionado, ele toca nas centrais da Polícia Militar do Piauí e os pedidos de socorro devem ser atendidos imediatamente. As denúncias são encaminhadas para as delegacias especializadas.

Fonte: Ccom

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Sondado por tráfico é preso pela Denarc/Timon com dinheiro falso e munição

Brasileira Por Giva Ferreira

Veja a entrevista da Vice-Prefeita de Brasileira Patrícia Pimentel

São João dos Patos - MA Por Cleyton Luis

Grave acidente deixa vítima fatal na BR-135

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Município de Demerval Lobão recebeu 'Prêmio Gestor Educador' da Undime

Sebastião Leal Por Kelcidione Alves

Prefeito de Sebastião Leal recebe 'Prêmio Gestor Educador' da Undime

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium