Sexta, 18 de outubro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Piauí - Audiência Pública

Postada em 20/03/2019 ás 16h08

Publicada por: Gustavo Miranda

Situação de barragens do Piauí é debatida na Alepi
População ficou preocupada com a segurança das barragens após tragédia em Minas.
Situação de barragens do Piauí é debatida na Alepi

Foto: Divulgação

A situação das barragens piauienses foi debatida nessa quarta-feira(20), em audiência pública realizada na Comissão de Infraestrutura e Política Econômica da Assembleia Legislativa. Após a reunião, o deputado Francisco Limma (PT), líder do Governo, defendeu a formação de um grupo de trabalho para debater a elaboração de um plano de segurança para evitar o rompimento das barragens existentes no Estado. Ele se manifestou favorável ainda à formação de um comitê popular para acompanhar in loco a situação das barragens.

Ao abrir os trabalhos da audiência pública no plenarinho da Alepi, o deputado Georgiano Neto (PSD), presidente da Comissão de Infraestrutura, convidou para a mesa os diretores do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), Djalma Policarpo, e do Instituto de Desenvolvimento do Piauí, Geraldo Magela. Os deputados Franzé Silva (PT), Teresa Britto (PT) e B. Sá (PP) participaram da audiência pública.

Os deputados Francisco Limma e Franzé Silva, disseram que apresentaram requerimentos solicitando a realização da audiência pública porque a população ficou preocupada com a segurança das barragens após a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais. O rompimento de uma barragem da Empresa Vale naquele Estado provocou a morte de dezenas de pessoas. Eles defenderam a implementação de um plano de segurança para prevenir novos acidentes com essas barragens.

A deputada Teresa Britto disse que a Agência Nacional da Água (ANA) divulgou relatório apontando que existem problemas em 31 barragens piauienses e que a população precisa saber o que está sendo feito para evitar que elas sofram algum rompimento. O diretor do Idepi, Gerardo Magela, declarou que o órgão fiscaliza todas as barragens do Estado e informou que está sendo feita licitação para melhoria de quatro delas, as de Pedra Redonda (Conceição do Canindé), Petrônio Portella (São Raimundo Nonato), Bezerro (José de Freitas) e Emparedado (Campo Maior).

Por sua vez, o diretor geral do DNOCS, Djalma Policarpo, garantiu que todas as barragens mantidas pelo órgão estão em boas condições e que foram liberados recursos para a recuperação do Açude Caldeirão, em Piripiri, que tinham problemas estruturais. A presidente do Movimento dos Atingidos por Barragens, Dalila Calixto, defendeu a aprovação pela Assembleia Legislativa de um Projeto de Lei que assegure os direitos de todas as pessoas atingidas pelo rompimento de barragens no Piauí.

Representando a Defensoria Pública do Piauí, o defensor público Igor Castelo Branco disse que é importante que sejam garantidos recursos orçamentários para a manutenção das barragens, enquanto a promotora Denise Aguiar, representando o Ministério Público Estadual, garantiu que o MPE-PI está atento acompanhando a situação das barragens para evitar que ocorram desastres que prejudiquem a população.

Ao encerrar a audiência pública, o deputado B. Sá, que presidia reunião, disse que o debate sobre a situação das barragens foi importante e agradeceu a participação dos parlamentares e dos representantes dos órgãos e entidades que compareceram ao plenarinho da Alepi.

Fonte: ALEPI

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Brasileira Por Giva Ferreira

TSE em decisão monocrática mantém os mandatos dos vereadores de Brasileira

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Sondado por tráfico é preso pela Denarc/Timon com dinheiro falso e munição

São João dos Patos - MA Por Cleyton Luis

Grave acidente deixa vítima fatal na BR-135

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Município de Demerval Lobão recebeu 'Prêmio Gestor Educador' da Undime

Sebastião Leal Por Kelcidione Alves

Prefeito de Sebastião Leal recebe 'Prêmio Gestor Educador' da Undime

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium