Sábado, 22 de fevereiro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Piauí - Conselheiro

Postada em 26/03/2019 ás 14h26 - atualizada em 26/03/2019 ás 15h07

Publicada por: David Pacheco

Dr. Abelardo Vilanova, presidente do TCE em entrevista ao R10
Mencionou a importância do órgão na fiscalização do uso do dinheiro público.
Dr. Abelardo Vilanova, presidente do TCE em entrevista ao R10

Dr Abelardo Vilanova.

Nesta segunda- feira (25),o portal R10 entrevistou o presidente do TCE(tribunal de Contas do estado), Dr Abelardo VilaNova. O conselheiro mencionou a importância do órgão na fiscalização de contas dos gestores do estado .

Conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva foi eleito por unanimidade, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para o biênio 2019/20, em substituição ao anterior presidente, conselheiro Olavo Rebelo. A conselheira Lilian Martins foi eleita vice-presidente. A eleição ocorreu em sessão especial presidida pelo conselheiro Luciano Nunes, decano do TCE-PI.

Compõem ainda a diretoria eleita os conselheiros Kléber Eulálio, para a Corregedoria-Geral; Waltânia Alvarenga, para a Controladoria; e Olavo Rebelo, para a Ouvidoria. Os conselheiros-substitutos Delano Câmara e Alisson Araújo foram escolhidos como auxiliares da Ouvidoria e da Controladoria, respectivamente. Os conselheiros Luciano Nunes e Kennedy Barros foram eleitos presidentes da 1ª e da 2ª Câmaras, respectivamente.

O conselheiro-substituto Jackson Veras foi eleito conselheiro-auxiliar da Presidência e o conselheiro-substituto Jaylson Campelo, para a diretoria-geral da Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC). A vice-diretora eleita da EGC é a auditora de Controle Externo Valéria Leal, diretora de Fiscalização da Administração Estadual. A nova diretoria tem até o dia 20 de dezembro para a posse administrativa. A nova gestão iniciará oficialmente em 1º de janeiro de 2019.

Natural de Regeneração (PI), Abelardo Pio Vilanova e Silva é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí e especialista em Controle Externo da Administração Pública. É servidor de carreira do TCE-PI, onde ingressou por meio de concurso público para o cargo de auditor, em 1995. Em 2002, foi nomeado conselheiro.

Em sua fala ao portal , Dr Abelardo destacou o papel vital que o tribunal exerce em sentindo cívico, pois está diretamente ligado à administração pública.

Conhecendo o órgão

" O tribunal de contas é um órgão de controle externo de cunho constitucional, todo e qualquer gestor que manusei recurso público está sujeito a prestar contas. Somos compostos por 7 conselheiros, sendo a destinação do órgão tendo a jurisdição sobre todo o estado do Piauí. Então cabe a nós averiguar toda a legalidade de licitações, contratação de pessoal e aposentaria nos municípios."

Principal tributo

"A participação principal do Tribunal hoje é relacionada ao ICMS, onde é calculado rigorosamente municípios de comércio forte. "

Reprovação de contas

"Hoje para que haja o julgamento de apreciação de contas são avaliados três quesitos ,pode-se julgar as contas em regulares sem ressalvas, quando há falhas de pouca relevância, regulares com ressalvas, desde que a falha ocorrida não venha a causar dano ao erário, no caso prejuízo e no último caso, quando as contas são juzagadas irregulares ,de alguma forma o gestor causou um dano ao erário, sendo assim reprovadas, podendo haver ou não a imputação de débito e uma peculiaridade que é a tomada de conta especial em ocasiões especiais . O julgamento do Tribunal acontece de durante o exercício financeiro, durante o primeiro de Janeiro a 31 de dezembro ,ou durante o período que o gestão permanece no cargo."

Mensagem

" Gostaria aqui de deixar registrado que a participação do cidadão hoje é essencial, podendo ser feita e realizada através de nosso site, sendo que as denúncias e também são registradas por meio da mesma plataforma de forma anônima."

 

 

Fonte: Redação

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Blocos alternativos animam a sexta-feira (21) em Floriano

Água Branca-PI Por Lenno Oliveira

Bloco dos Paredões abre programação do Carnaval em Água Branca

Oeiras Por R10 municípios

Secretaria de Assistência Social realiza blitz educativa em Oeiras

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Tradicional jogo de homens vestidos de mulher é realizado em Lagoinha do PI

Uruçuí Por Jailton Silva

Internautas mostram a realidade da Educação em Uruçuí

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium