Segunda, 15 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
Economia - Pesquisa

Postada em 30/11/2017 ás 08h57 - atualizada em 30/11/2017 ás 10h47

Publicada por: Redação

Fonte: G1

Desemprego no Brasil cresce e chega à maior taxa da história
Taxa aumentou em relação ao mesmo trimestre de 2016 e recuou na comparação com os três meses anteriores.
Desemprego no Brasil cresce e chega à maior taxa da história

O trimestre encerrado em outubro, a taxa de desemprego no país chegou a 12,2%, segundo dados da Pnad Contínua, divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considerando apenas o trimestre de agosto a outubro, o índice é o maior da série história, que teve início em 2012.

 

A taxa recuou em relação ao trimestre anterior, de maio a julho, quando ficou em 12,8%. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, que registrou índice de 11,8%, o desemprego cresceu.

 

A população desocupada somou 12,7 milhões - o maior número para outubro desde 2012. O número indica uma queda de 4,4% na comparação com o trimestre anterior (menos 586 mil pessoas) e uma alta de 5,8% sobre um ano antes (mais 698 mil pessoas).

 

Já a população ocupada chegou a 91,5 milhões. Esse é o maior contingente para um trimestre encerrado em outubro desde 2015. O número ficou acima tanto em relação ao trimestre anterior (1,0%) como contra o mesmo trimestre de 2016 (1,8%).

 

"O que a gente está assistindo desde o trimestre terminado em abril é o aumento da ocupação e queda da desocupação. A desocupação continua em alta, embora com força menor. O que muda é a ocupação, que está crescendo acima do crescimento da população”, disse Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

 

Desse total de empregados, 33,3 milhões de pessoas tinham carteira de trabalho assinada - praticamente o mesmo número do trimestre anterior. Frente a um ano atrás, 738 mil pessoas a deixaram de ser registradas (uma queda de 2,2%).

 

Azeredo enfatizou que a informalidade é que continua aumentando o nível da ocupação no país. "Não temos nesta pesquisa a geração de um posto sequer de carteira assinada."

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Gilbués-PI Por Henrique Guerra

Sul do Piauí terá chuva essa semana

Batalha Por Naldo Voz

Mensagem do Vereador Nerioston Morais aos professores Batalhenses

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Vitória reúne amiguinhos para comemorar seu aniversario

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Homenagem do vereador Mamar para os professores

Guadalupe-PI Por Euclides Alves

Prefeita Neidinha Lima e Vice-Prefeito Edivan Miranda homenageiam Professor

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium