Segunda, 06 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Campo Largo-PI

Campo Largo-PI

Roberto Freitas Correspondente do município.
Cidades - Centenário

Postada em 30/03/2019 ás 15h19 - atualizada em 30/03/2019 ás 16h14

Publicada por: Roberto Freitas

CENTENÁRIO | Aniversário de 100 anos do Campolargoense Miguel Generosa
As comemorações de seu natalício foi em sua residência na localidade Bananeiras
CENTENÁRIO | Aniversário de 100 anos do  Campolargoense  Miguel Generosa

Centenário de Sr. Miguel Generosa (Foto:RF Fotografias)

Foi celebrada uma Santa Missa em ação de graças pelo aniversário natalício de 100 anos do Campolargoense Miguel Generosa em sua residência, celebrando um centenário de sua História com a presença de familiares e amigos,

A Santa Missa foi presidida pelo padre Francisco das Chagas Eduardo, que pároco da paróquia São José de Campo Largo-PI.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

Miguel Generosa nasceu em 26 de Março de 1919, em Campos Largo, permanecendo sempre com seus pais, em toda a sua adolescência. Muito trabalhador ajudava seu pai a cuidar das terras e dos animais, levando o incentivo a vida de vaqueiro a qual dedicou-se com bastante zelo e compromisso.

Amante da profissão e muito conservador, foi construindo aos poucos seu patrimônio com as partilhas que ganhava, os gados fruto de esforço de seu trabalho.

Aos 22 anos conheceu dona Isabel a nossa saudosa "Isabela" como eram carinhosamente chamada por ele. Noivaram por um curto período casando-se em 17 de abril de 1941, na paróquia de são Miguel Arcanjo e Matias Olímpio-PI, onde estiveram 13 filhos, que sempre procurou educar os filhos de acordo com a igreja vivenciando o valor através de seu exemplo de respeito, união, humildade, carinho, alegria e o mais importante o amor que sempre existe e incentivaram a importância da harmonia na família.

Senhor Miguel ultrapassou inúmeros desafios muitas provas, histórias e batalhas vencida de uma vida longa de muita dedicação com sua família.

Com o passar dos anos comprou algumas terras ( propriedade), como essa Bananeiras, em que aqui construiu sua residência casa simples e humilde, mas com muito amor e união. Construiu uma casa de engenho para fabricação de rapadura e mel.

Após a casa de aviamentos conhecida como casa de farinha, foi surgindo comércio da partilha troca e renda, assim foi construindo seu patrimônio para o sustento da família. Andar a cavalo era seu maior hobb, sempre muito vaidoso, colocava todos os arreios no cavalo, mas não podia faltar seu couxonil de linho branco e saia para visitar seus amigos no qual constituiu um elo de amizades sólidas verdadeiros e fiéis até hoje.

Alguns anos depois construiu uma casa na rocinha como era chamada atual cidade de Campo Largo, lá iniciou um pequeno comércio de produtos alimentícios e bebidas ao fundo uma palhoça, que fez muito sucesso nas décadas de 70 e 80 em épocas de festejos no quais permaneceu fiel e assíduos. Realizava festa e matinais e as tradicionais inesquecíveis tertúlia ao som de sua companheira ee inseparáve Radiola, toca fita, toca disco e até o rádio. Tempos em que atrai gente de várias localidades e municípios vizinhos.

O primeiro sinal para as pessoas saberem que ele estava no comércio era as músicas do Roberto Carlos, o estilo preferido principalmente caminhoneiro e de Alceu Valença (Manga Rosa).

O tempo foi passando ele já cansado terminou com comércio e hoje a residência atual moradia de sua filha Luzia Miguel.

O senhor miguel acordava muito cedo ligava o rádio para ficar informado das notícias e comentar nas rondas de conversas entre amigos e sempre gostou de contar histórias e sentava na calçada da porta com a sua esposa filhos netos para contar suas histórias.

Estiveram presentes familiares que moram no Maranhão, Pará e amigos que marcaram sua história como a D. Arabela, José de Deus, entre outros. Prestigiou também o prefeito municipal Rômulo Aécio com sua esposa a primeira dama Jací Santos e amigos em geral.

CONFIRA

 

Fonte: Portal R10

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium