Segunda, 18 de Janeiro de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

23° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
Simone Borges
Simone Borges Correspondente do Município de Corrente.
Cidades Leite
01/04/2019 08h58 Atualizada há 2 anos
Por: Simone Borges

Secretaria municipal de Desenvolvimento Rural investe no projeto Mais Leite

CORRENTE

Secretaria municipal de Desenvolvimento Rural investe no projeto Mais Leite

Um Programa da Prefeitura municipal de Corrente, está melhorando o rebanho bovino dos produtores de leite da cidade e região. O projeto fornece sêmen de qualidade e assistência técnica, ao pequeno produtor rural.

O programa incentiva o melhoramento Genético do gado de leite da região, tem como prioridade atender aos produtores que têm um pequeno rebanho e sustentam a família com esta produção.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Benjamim Nogueira, todo o procedimento é realizado pelo médico veterinário José Adauto Mendes. “É importante ressaltar que o produtor não tem custo nenhum com o programa, o material genético é de gado holandês ou girolando, Frisou Benjamim.

O processo de inseminação começa com touros com boa genética, que comprovadamente melhoram a qualidade de seus filhos, vão para centrais que fazem a coleta do sêmen. Que depois é tecnicamente avaliado para conferir se os espermatozoides são viáveis: se estão vivos, perfeitos e com boa mobilidade. Se aprovado, o sêmen é armazenado em botijões com nitrogênio líquido, substância que mantém o material a uma temperatura muito baixa, de quase 200 graus Celsius negativos. Dessa forma, ele permanece em perfeitas condições por muitos anos. O sêmen é vendido em doses. Na hora da inseminação ele é descongelado e colocados diretamente dentro do útero da vaca, que tem que estar no cio há pelo menos 12 horas.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®