Segunda, 01 de junho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Campanha app Governo do PI
Brasil - Investigações

Postada em 01/04/2019 ás 09h40 - atualizada em 01/04/2019 ás 09h50

Publicada por: Bruna Sampaio

Chefe de facção mantinha contato com políticos do Ceará
Polícia investiga as conversas encontradas no celular de 'Marquim Chinês'.
Chefe de facção mantinha contato com políticos do Ceará

Marquim Chinês - Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) investiga a relação entre uma facção criminosa e políticos do estado após encontrar conversas no celular de um líder da organização. Conforme as apurações policiais, o traficante Marcos da Silva Pereira, conhecido como 'Marquim Chinês', mantinha contatos com um prefeito do interior do Ceará, um ex-secretário estadual e um candidato a vereador por Fortaleza. Procurados, um dos políticos negou as suspeitas e os demais não responderam às ligações da reportagem.

 

Em setembro do ano passado, 'Marquim' tentou destruir o aparelho celular durante uma perseguição policial, que culminou em sua prisão, após investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Ao ser questionado pela polícia sobre o motivo de ter quebrado o telefone, o preso respondeu que "deu uma doida em mim, aí eu quebrei o celular" e, depois, alegou que tinha conteúdo íntimo nas mídias.

 

O G1 apurou que os investigadores estranharam a ação e solicitaram à Justiça o acesso ao conteúdo do celular. Após a ordem judicial, equipes da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP) recuperaram e extraíram os dados do chip, quando conseguiram chegar às ligações suspeitas entre o líder da facção e os políticos.

 

Um dos números de telefone com quem 'Marquim' mantinha contato, via WhatsApp, era do atual prefeito do Município de Palhano, Ivanildo Nunes da Silva, o 'Dinho Nunes' (PT) - eleito em 2016 com 59,6% dos votos. A investigação não conseguiu recuperar mensagens trocadas, mas concluiu "não restar dúvidas de que o prefeito estava mantendo contato pelo WhatsApp com um dos líderes da facção". Procurados pela reportagem, o político e a Prefeitura de Palhano não atenderam às ligações.

 

O preso também conversava com o ex-secretário adjunto do Esporte, do Governo do Estado, Marcos Antônio Lage de Souza - que utilizava o celular institucional para se comunicar. A Polícia Civil encontrou mensagens em que Margos Lage dizia "Bom dia, meu amigo. Sdds (saudades) de vc (você). Agora q (que) terminou a eleição. Vamos resolver viu".

 

O ex-secretário estadual prestou depoimento à Draco, no fim de 2018, e negou qualquer relação criminosa com a facção. Ele relatou que foi procurado por 'Marquim Chinês' durante uma visita a um projeto social a uma comunidade no Bairro Papicu, em Fortaleza, quando o mesmo se apresentou como pai de uma criança e perguntou sobre a possibilidade de o projeto receber material esportivo da Secretaria. Segundo Marcos Lage, a palavra "resolver" utilizada na mensagem se referia à distribuição do material, que não podia ser feita durante o período eleitoral. Ele não foi localizado pela reportagem para comentar o assunto.

 

 

Os investigadores também encontraram conversas entre 'Marquim' e o empresário José Werther Nascimento da Silva, o 'Werther Móveis' (PRTB), candidato a vereador por Fortaleza em 2012 - e não eleito. Em um dos diálogos, o candidato chama o homem que viria a ser preso de "patrão". José Werther e sua empresa também não atenderam às ligações.

Fonte: G1

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Picos Por Jucelma Sales

União Enem :A iniciativa ajuda estudantes de baixa renda que foram afetados

Landri Sales-PI Por Domingos Veloso

Mais de 200 m de galeria estão sendo construídos em Landri Sales

Cocal Por

Prefeitura de Cocal entrega nova remessa de Kit de Alimentação Escolar

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Confira o boletim epidemiológico da COVID-19 em Timon, atualizado em 31/05

Pau D'arco Por Carlos Eugênio

Prefeitura de Pau D'Arco divulga atualização dos casos de Covid-19

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium