Sexta, 22 de Janeiro de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

26°

22° 30°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Evento
01/04/2019 09h42 Atualizada há 2 anos
Por: R10 municípios

Patos realiza etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde

A secretária de Saúde, Edvânia Pires, destacou a importância do momento.

Foto: Reprodução/Cidades na Net
Foto: Reprodução/Cidades na Net

A Prefeitura de Patos do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou no último sábado (30), a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde. O evento aconteceu no auditório do Centro de Referência à Assistência Social (CRAS).

Este ano, a conferência tem como tema principal “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento reuniu autoridades municipais, como a secretária de Saúde, Edvânia Pires, a Pretinha, gestores da saúde, profissionais, conselheiros, usuários, representantes de entidades e da sociedade civil.

A secretária de Saúde, Edvânia Pires, destacou a importância do momento. “Este é um momento muito importante para o município e seus moradores, por se tratar de um dos espaços de participação e controle social na gestão da política pública de saúde, na qual é identificada a situação de saúde da população, suas necessidades e demandas, apontando para a definição de prioridades e diretrizes” disse.

Ela ainda falou que a saúde vive um momento difícil, mas a gestão está empenhada em busca de fazer o melhor pela população. “Estamos vivendo um momento de muitas dúvidas e pouco recursos financeiros, a EC 95 de 2016, que ficou conhecida como PEC da Morte, onde o financiamento da saúde e educação ficam congelados até 2036, e consequentemente ocorrerá o agravamento gradativo das condições de saúde da população, piorando ainda mais a situação que vive a saúde do país. Mas, a prefeitura e secretaria de saúde estão empenhados em atender as necessidades de saúde dos seus munícipes, mas isso não é uma tarefa fácil e a cada dia se torna um desafio ainda maior e só unindo forças conseguiremos algum avanço” falou.

Após a abertura, o evento contou com uma palestra ministrada pelo enfermeiro José Ronildo, que abordou o tema principal da conferência, que segundo ele, foi escolhido com o intuito de realizar uma nova discussão dos avanços ocorridos desde a oitava conferência nacional de saúde e implantação do SUS.

O enfermeiro levou os presentes a refletirem sobre conceitos de democracia e saúde. “A democracia é onde o povo tem liberdade de expressão, participa da gestão. O conceito básico de democracia é participação. Já a saúde não é só a ausência de doença, mas o bem estar físico, mental e social” disse.

Ao final do evento, foi realizada também a eleição dos delegados para representar o município na conferencia estadual, que será realizada em Teresina, onde todos os municípios apresentarão suas propostas.

Fonte: Cidades na Net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®