Sexta, 03 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Banner Governo Junho
Polícia - Ação policial

Postada em 03/04/2019 ás 07h55

Publicada por: Bruna Sampaio

Empresários e servidores públicos são alvos de operação da PF no Piauí
Ação visa desarticular uma organização criminosa voltada para o comércio ilegal de madeira.
Empresários e servidores públicos são alvos de operação da PF no Piauí

Foto: Bruna Dias

A Polícia Federal em Parnaíba deflagrou na manhã desta quarta (03), a Operação KHIZI, afim de desarticular uma organização criminosa voltada para o comércio ilegal de madeira. A ação acontece simultaneamente nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte. 

O inquérito policial foi instaurado em 2017 e a investigação revelou existência de conluio entre empresários do setor madeireiro, servidores públicos da SEFAZ e do IBAMA, todos para viabilizar o comércio e transporte interestadual de madeira sem origem comprovada. O transporte e comercialização ilícitos era lastreado em Documentos de Origem Florestal inidôneos, e em notas fiscais produzidas com informações falsas sobre quantidade, espécie e valor da mercadoria. 

Também foi descortinado esquema de pagamento de propinas a agentes públicos responsáveis pela fiscalização tributária e ambiental, atraindo a incidência dos delitos de organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas, corrupção ativa e passiva, prevaricação, facilitação ao descaminho, sonegação de tributos. 

A ação de hoje, que conta com a participação de 125 Policiais Federais de diversas Unidades da Federação tem como objetivo dar cumprimento a 29 mandados de busca e apreensão, 8 mandados de prisão preventiva e 9 mandados de prisão temporária expedidos pela Subseção Judiciária Federal em Parnaíba. 

Também foi determinada a apreensão de veículos usados para viabilizar o transporte de madeira, indisponibilidade de bens imóveis e bloqueio de ativos financeiros dos principais envolvidos. 

O cumprimento dos mandados contou com participação de Analistas do IBAMA e da Corregedoria do 2º Batalhão de Polícia Militar em Parnaíba. 

O nome da Operação é em alusão ao conjunto arquitetônico situado na ilha de Khizi/Rússia, composto por três edifícios eclesiásticos construídos apenas com encaixe de toras de madeira de pinheiros, sem a necessidade de uso de pregos ou parafusos, eleito como Patrimônio Mundial da Unesco em 1990. 

Fonte: Portal do Catita

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Oeiras Por R10 municípios

Paróquia Sagrada Família de Oeiras cria canal no YouTube e convida fiéis

Corrente-PI Por Simone Borges

Prefeitura de Corrente decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (03)

Cocal Por

Cocal registra mais 23 casos positivos e 4 pacientes recuperados da Covid

Colônia do Gurgueia Por Francelia

Rodoviária de Colônia do Gurgueia passa por reforma na pintura

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

São João do Arraial recebe reforço da Polícia Militar da região dos Cocais

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium