Segunda, 06 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Floriano

Floriano

Ilizianny de Carvalho Correspondente do município.
Cidades - Floriano

Postada em 03/04/2019 ás 08h01 - atualizada em 03/04/2019 ás 08h06

Publicada por: Ilizianny de Carvalho

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em Floriano
O psicólogo, Paulo Sobrinho, ministrou a palestra “Como trabalhar o autismo”.
Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em Floriano

Foto: Secom

A manhã desta terça-feira (2) foi marcada pelo evento do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, momento de difundir informações e fortalecer o respeito aos portadores do transtorno do espectro autista (TEA). A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realizou um ato público voltado para pais, professores e a sociedade de um modo geral, afim de reforçar e priorizar a importância da luta de pais e famílias pelo preconceito e apoio à pessoa com autismo, na Câmara Municipal de Floriano. “É necessário reforçar a importância de detectar esse problema ainda na infância, para que haja um acompanhamento até a fase adulta, possibilitando assim o desenvolvimento de habilidades e diminuição do grau de transtorno psíquico.”, afirmou o secretário de educação, Joab Carvalho.

Na ocasião, diferentes autoridades municipais se fizeram presentes e acompanharam depoimentos de pais e mães sobre os desafios encontrados no convívio com filhos autistas, em contrapartida foi mencionada a evolução de algumas habilidades ao inseri-los na escola e desfrutar do acompanhamento pedagógico municipal. O psicólogo, Paulo Sobrinho, ministrou a palestra “Como trabalhar o autismo”, abordando o acompanhamento à crianças autistas e reforçando a assistência dos profissionais de saúde e de educação, essenciais no desenvolvimento da criança.

A Secretaria de Educação dispõe de uma equipe de Atendimento Educacional Especializado, com psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais que realizam a assistência e o acompanhamento no município. Dentre as 420 crianças com necessidades especiais na rede municipal, 58 são autistas. Além do acompanhamento pedagógico de professores capacitados, o município dispõe de 35 cuidadores, que auxiliam essas crianças no processo de ensino aprendizagem em sala de aula.

Em conhecimento à necessidade municipal, Joab Carvalho afirmou que o município ainda possui uma demanda de 40 cuidadores. Para tanto, será lançado na próxima quinta-feira (4), uma chamada pública por meio de edital para convocação e contratação desse corpo técnico, afim de suprir a necessidade e regularizar a prestação de serviços de atendimento especial.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium