Domingo, 15 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 99921-3244
DOUGLAS FERREIRA

DOUGLAS FERREIRA

O Repórter e o Fato Douglas Ferreira é jornalista profissional e bacharel em Direito. Foi secretário de Comunicação em Caxias, no Maranhão e assessor de imprensa da CNBB e do Tribunal de Justiça do Piauí. Reportou para os portais AZ e 180 graus. Foi repórter das TVs Clube e Meio Norte e há 17 anos é repórter titular da TV Antena 10. Email:[email protected]

[email protected]

86 99921-3244

Teresina - Enchentes

Postada em 04/04/2019 ás 18h49 - atualizada em 05/04/2019 ás 08h53

Publicada por: O Repórter e o Fato

Chuvas e cheias no Parnaíba e Poti levam Teresina a decretar emergência
O Poti atingiu cota de alerta de 8 metros e a previsão é que suba mais cinco nos próximos dias
Chuvas e cheias no Parnaíba e Poti levam Teresina a decretar emergência

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, disse que vai decretar estado de emergência na cidade. É por conta das chuvas intensas dos últimos dias e das cheias que atingem os rios Parnaíba e Poti que cortam a capital mafrense.

A previsão é de elevação do nível de ambos rios que cortam a cidade. No caso do Poti, o nível já alcançou a cota de alerta de 8 metros. A expectativa é de que a lâmina d’água aumente mais 5 metros nos próximos dias.

“É uma tríplice complicação. Temos o Poti subindo muito, e temos a informação que vai subir mais essa noite. Temos também o Paraíba, que chama atenção. As chuvas estão bastante intensas. Registramos chuvas com até 90 mm”, disse Firmino Filho.

O prefeito destaca que, “o inverno está sendo rigoroso e já sabemos que no mês de abril a situação continuará assim”.

A reportagem ouviu o prefeito na visita que ele fez à Estação de Bombeamento do Lagoas do Norte. Algumas residências às margens da Avenida Boa Esperança já enfrentam alagamento.

Dona Ivonilde Oliveira está com a água no quintal e teme a inundação. “Se o rio subir um pouco mais teremos que deixar a casa”, disse ela.

Uma quadra de esportes no complexo do Encontro dos Rios também está debaixo d’água. Nós flagramos pescadores pescando na quadra.

O Rio Poti que deságua no Velho Monge está com a vasão tão forte que chega a barrar o Parnaíba. Embora maior, mais largo e mais caudaloso, o Rio Parnaíba chega voltar as águas por conta da pressão do Poti.

Firmino Filho pretendia decretar a emergência no município na próxima segunda-feira, 8, mas diante da intensidade das chuvas antecipou para a tarde desta quinta-feira, 4. Com a edição do decreto, diminui a burocracia para a tomada de medidas por parte das SDUs e a Defesa Civil. Além de chamar a atenção dos governos estadual e federal, para auxílio emergencial.

Além de bairros da zona Norte da capital, segundo o prefeito, “há situações igualmente graves e pontuais nas zona Sul e Leste. Um caso que inspira preocupação da municipalidade é o do Riacho Mandacaru, no Bairro São João, e desemboca no Poti na altura da Fazendinha”.

Prefeito Firmino Filho em visita aos bairros da zona Norte - Foto: Reprodução

Dona Ivonilde Oliveria vive o drama de ter a casa inundada - Foto: Reprodução

Ribeirinhos pescam na quadra de esporte inundada - Foto: Douglas Ferreira

Confira agora uma sequência de fotos registradas na Avenida Boa Esperança, zona Norte de Teresina, e nos rios Parnaíba e Poti...

Fotos: Douglas Ferreira

Fotos: Douglas Ferreira

Fotos: Douglas Ferreira

 

PUBLICIDADE

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium