Terça, 31 de março de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 9 9834-2372
Curiosidades

Curiosidades

Curiosidades Coluna de notícias curiosas.

[email protected]

86 9 9834-2372

Geral - Curiosidades

Postada em 09/04/2019 ás 08h47

Publicada por: Curiosidades

Entenda por que os dentes se tornam amarelos
Bebidas e os alimentos ácidos podem manchar a dentição além do esmalte.
Entenda por que os dentes se tornam amarelos

Imagem ilustrativa

A verdade é que diversos fatores podem influenciar a cor dos dentes, sendo que as manchas dentárias extrínsecas, aquelas na superfície do esmalte – a camada dura e mais externa do dente – são as mais comuns, como reporta a publicação Mega Curioso. Esse tipo de marca tem a ver, na maioria dos casos, com aquilo que come. Entre os vilões estão alimentos e bebidas escuros, como café, vinho tinto, chá preto, refrigerantes e molhos escuros.

Já as bebidas e os alimentos ácidos podem manchar a dentição além do esmalte e, uma vez que o esmalte esteja corroído, as manchas são muito mais intensas. Sem falar em agravantes como o cigarro, que faz mal não só aos dentes, vale lembrar, e a falta de higiene bucal, que permite a formação de placas bacterianas.

Um segundo tipo de mancha, a intrínseca é aquela que se forma no interior do dente, quando o esmalte já não consegue proteger a superfície. Além dos ácidos, alguns medicamentos podem provocar esse tipo de mancha.

Os especialistas salientam que é necessário ter cautela na utilização de fármacos para tratar gengivites, já que alguns podem causar a descoloração dos dentes. Há também casos de descoloração registados pela toma de minociclina, usada no tratamento da acne. Há igualmente evidências de que alguns medicamentos utilizados para tratar alergias e hipertensão também podem manchar os dentes.

Além de determinada medicação, a ingestão excessiva de flúor pode comprometer a cor dos dentes, e pacientes que fazem quimioterapia também podem ficar com a dentição amarelada. Isso sem falar em fatores genéticos, que acabam por influenciar a cor do seu sorriso. O avanço da idade também é um agravante, já que o esmalte se dilui à medida que envelhecemos.

Fonte: Lifestyle ao Minuto

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium