Quarta, 01 de abril de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Governo Full Banner Cachoeiras
Piauí - Punição

Postada em 09/04/2019 ás 11h07

Publicada por: Bruna Sampaio

Carroceiros podem ter equipamento apreendido por descarte irregular
Resíduos devem ser descartados em Pontos de Recebimento espalhados por Teresina.
Carroceiros podem ter equipamento apreendido por descarte irregular

Imagem ilustrativa (Foto: reprodução)

As equipes do programa Lixo Zero atuam diariamente em todas as zonas da cidade, nos turnos manhã e tarde, com o intuito de inibir o descarte irregular de resíduos em Teresina. Dessa forma, os fiscais orientam a população e carroceiros a depositarem seus resíduos no Ponto de Recebimento de Resíduo (PRR) mais próximo e evitem penalidade já estipuladas por lei municipal.

Nos três primeiros meses de 2019, quatro carroceiros da zona Sul da capital já foram flagrados realizando o descarte irregular e tiveram suas carroças apreendidas, número que supera os dados de 2018, em que durante todo o ano, apenas três carroceiros tiveram seus veículos apreendidos.

“O objetivo maior do Programa Lixo Zero é a conscientização sobre a importância da destinação correta de resíduos e orientar sobre os locais corretos para cada tipo de disposição. Em casos de flagrante de uma infração, sempre fazemos um primeiro contato de esclarecimento, abrimos um processo de autuação. No caso de carroceiros reincidentes, apreendemos o veículo”, explica Lilian Guimarães, coordenadora de limpeza pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

A coordenadora ainda explica que a liberação da carroça acontece mediante assinatura do Termo de Ajuste de Conduta, no qual o carroceiro garante ciência sobre a forma e local correto para descarte e se compromete a não jogar resíduos em locais inapropriados.

“A Prefeitura disponibilizada formas de coleta para cada tipo de resíduo produzido pela população. Tem a coleta porta a porta para os orgânicos em âmbito domiciliar, tem a coleta seletiva para materiais recicláveis, e ainda disponibiliza 35 PRRs que recebem o chamado lixo seco, como restos de poda, capina, varrição, materiais de construção, objetos velhos e demais utensílios de até 1m³ por dia”, comenta Lilian Guimarães.

Denúncia

A população também pode atuar como fiscal e realizar denuncias em casos situações de descarte irregular por meio do WhatsApp do Lixo Zero (86) 99806-6171, enviando fotos e vídeos, ou pelo Colab, aplicativo para celular disponível gratuitamente para todos os aparelhos com sistema Android ou Ios lançado pela Prefeitura de Teresina para solicitações e/ou reclamações da população. 

Fonte: PMT

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Miguel Leão Por Edverton de Oliveira Monte

Prefeito Robertinho assina decreto, e fala das ações contra o coronavírus

Inhuma-PI Por Juerismar Luis

Comunidades do Município de Inhuma são orientadas sobre prevenção

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Dupla de assaltantes é salva de linchamento por guarnição do 11 BPMMA/Timon

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Campanha de doação de alimentos para famílias carentes em São J do Arraial

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Empresa de Ônibus de Beneditinos volta a rodar nesta quarta-feira

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium