Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Cidades Chuvas
10/04/2019 09h34 Atualizada há 5 anos
Por: R10 municípios

Famílias afetadas pelas cheias em Luzilândia sobre para 261

O município de Luzilândia está em estado de emergência por conta das cheias do rio Parnaíba. Até as 19 horas de hoje, o nível das águas chegou a 6,30m acima do nível normal, invadindo mais casas na zona urbana e desalojando famílias da zona rural.

Moradores dos bairros Coroa, na zona urbana de Luzilândia, e famílias da localidade Timóteo foram retirados das áreas afetadas pelas cheias. A Força Tarefa que está atuando no município, também fez a retirada de famílias do povoado Porto Formoso (MA), homens do Corpo de Bombeiros fizeram vistorias em residências, assim também como em paredes de açudes.

Foto: Divulgação/prefeitura
Foto: Divulgação/prefeitura

A Força Tarefa que atua no município, sob o comando do Major do Corpo de Bombeiros Sérgio Mello, é composta por equipes da Defesa Civil e Guarda Municipal, além de homens do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, de Assistentes Sociais, membros de secretarias do Governo de Luzilândia, da Equipe de Limpeza Pública e voluntários.

De acordo com o Major Sérgio Melo, a ajuda dos voluntários nas missões de retiradas de famílias das áreas de risco, está sendo de grande valia para as ações desempenhadas em Luzilândia. O Major ainda destaca, que apesar do número de voluntários ter aumentado, ainda é necessária a participação de mais pessoas que se voluntarie a integrar a equipe da Força Tarefa no município.

Até as 19 horas dessa terça feira (09), o balaço aponta que 261 famílias já foram afetadas pelas cheias do Rio Parnaíba no município. A Força Tarefa que está atuando no município já fez a retirada de 36 famílias das áreas de riscos e regiões inundadas, sendo 27 famílias levadas para casas de familiares e 9 famílias para abrigos do Governo de Luzilândia.

Apesar da cota do nível do rio está subindo gradativamente e das visitas frequentes das equipes da Força Tarefa alertando sobre os riscos, algumas famílias, moradoras das áreas mais críticas, ainda se recusam a sair de suas casas na esperança que as águas baixem.

O prefeito Ronaldo Gomes já buscou junto ao Governo do Estado demandas para atender as carências dos desabrigados pelas cheias. As equipes da Assistência Social do município, estão visitando as famílias que foram deslocadas para abrigos do município, prestando assistência e levantando as demais necessidades das pessoas assistidas.

Fonte: Prefeitura Municipal
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp