Quarta, 26 de junho de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Inovance super banner
[email protected]
(86) 9 9497- 4422
Professor Ricardo Ribeiro

Professor Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro Pedagogo, Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria em Educação a Distância. Atualmente sou Consultor Educacional da Faculdade Única e Universidade Cândido Mendes, membro associado da Associação Brasileira de Educação a Distância. Apaixonado por Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento Pessoal.

[email protected]

(86) 9 9497- 4422

Educação - Aluno EAD

Postada em 15/04/2019 ás 11h44 - atualizada em 15/04/2019 ás 12h08

Publicada por: Ricardo Ribeiro

Características de um estudante EAD no Brasil
A modalidade de ensino que vem conquistando o coração dos brasileiros.
Características de um estudante EAD no Brasil

Foto: Banco de imagens.

O ensino a distância ou educação a distância (EAD) definitivamente está conquistando o coração dos brasileiros. Clique aqui e entenda mais sobre essa modalidade de ensino. Com um modelo de estudo flexível e mensalidades mais em conta, em pouco tempo virou a modalidade preferida de mais de 1,3 milhão de estudantes pelo País.

Nesse artigo falaremos de algumas das principais características desses alunos que buscam o Ensino a Distância do País. O aluno que pretende aprender através da internet deve apresentar (ou ter consciência) um perfil com as seguintes características:

1 - Ser flexível

A maioria dos especialista apontam a flexibilidade como uma característica fundamental do perfil do aluno EAD no Brasil. A maioria das pessoas atualmente passam grande parte do seu tempo diário se deslocando entre suas casas e o trabalho. E como tempo é dinheiro, aproveitá-lo com qualidade é essencial.

A flexibilidade oferecida pela educação à distância permite aos alunos otimizar seu tempo e locais de estudo. O ensino a distância elimina a necessidade de se deslocar e estar presente em um local específico para aprender, como na educação tradicional.

Essa flexibilidade permite ainda que os alunos longe dos grandes centros tenham acesso a universidades de primeira linha através do ensino EAD. São oferecidas graduação, pós-graduação, MBAs, cursos livres e de atualização dentre outros tipos.

2 - Ter disciplina e organização

As duas características acima são bastante conhecidas e muitas pessoas se identificam e se atraem pelo ensino à distância por causa delas. Agora as duas características desse tópico – disciplina e organização – são fundamentais para começar e terminar seu curso à distância com sucesso.

Estudar via EAD é um desafio para os alunos. Eles não tem o compromisso presencial de estar todos os dias na sala de aula, mas precisam assistir às lições, fazer tarefas, entregar trabalhos e realizar provas.

Sabe aquela ideia de que “já que é à distância não precisa estudar”?

Esqueça o EAD se você tem esse pensamento. Pois sem disciplina para cumprir as tarefas, trabalhos e provas; e sem organização para estudar, o estudante dificilmente passará do 1º período do curso. Por outro lado, quem se esforça para aproveitar ao máximo a trilha de aprendizagem consolida novos hábitos como autonomia e determinação, que são essenciais nos estudos e também na vida profissional.

3 - Conciliar estudo e trabalho

Se a flexibilidade é uma característica tão importante, é porque os estudantes também trabalham. E isso equivale a cumprir carga horária de, no mínimo, 6h por dia. Além das horas extras que podem surgir.

Sendo assim, os alunos precisam conciliar estudos com trabalho.

De acordo com os dados do último Censo EAD no Brasil de 2016, da Associação Brasileira de Ensino à Distância (ABED):

Nas instituições públicas federais que oferecem cursos 100% à distância, o índice de alunos que estudam e trabalham é de 65,63%; Nas instituições privadas, essa taxa é ainda maior, pois 70,45% dos alunos concilia as duas atividades. Nos cursos semipresenciais, a taxa de estudantes de instituições privadas que trabalham e estudam é de 50%; Nos cursos semipresenciais oferecidos por instituições públicas federais, a taxa de alunos que conciliam as atividades é de 65,22%.

A grande maioria ainda estuda à noite, sozinho e em casa. Nesse caso ser autodidata é fundamental, ou seja, ter capacidade de construir de forma autônoma o seu conhecimento dentro do tempo disponível.

4 - Ter proatividade

Proativo ou pró-ativo essa palavra define alguém que age antecipadamente, evitando ou resolvendo situações e problemas futuros. Nesse aspecto ter proatividade para aprender a lidar com diferentes tecnologias e canais de comunicação também é fundamental, afinal, você terá que aprender a mexer na plataforma EAD da instituição, assistir aulas ao vivo, interagir em chats, fóruns e grupos em redes sociais e WhatsApp.

Isso estimula os alunos a interagirem entre si, a terem contato com os professores e a conhecer os outros alunos do curso. Se você está acostumado e gosta de lidar com toda essa tecnologia, se encaixará muito bem no EAD. Caso, não domine, mas tenha proatividade de aprender também pode se dar bem utilizando a modalidade para estudar.

Outra vantagem da proatividade em usar os canais de comunicação disponíveis é poder se comunicar com pessoas de diferentes regiões do país com idades e culturas diferentes. Além de conhecer pessoas com diferentes formações e qualificações profissionais. Aproveite essa possibilidade, valorizando a interação com os colegas de curso e as relações interpessoais, transmitindo as suas dificuldades e ansiedades aos colegas e tutores de curso, esse processo irá te ajudar a superá-las.

 5 - Ser motivado

Pense muito sobre suas razões para escolher estudar, porque você terá que relembrá-las com frequência. É realmente o que você quer fazer?

Se você está se sentindo um pouco inseguro sobre a sua escolha e não tem 100% de certeza de que isso é o que você quer fazer, talvez tenha que repensar.

O aluno EAD precisa ser persistente e estar motivado. Alguns cursos são mais difíceis que outros e alguns obviamente serão muito mais interessantes. O candidato à modalidade de ensino à distância tem que estar ciente de que pode encontrar desafios como esse de antemão, e a motivação será seu principal aliado no processo.

Para finalizar gostaria de frisar uma informação e tirar a dúvida que norteia na cabeça de muitos estudantes. Um diploma de ensino à distância, hoje, é igualmente valorizado assim como o presencial. As instituições também têm seus cursos EAD avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o que traz ainda mais credibilidade para o ensino.

Em tempo, colabore com esse artigo, colocando suas contribuições nos comentários.

Grande abraço!

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium