Quarta, 13 de novembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(61) 98191-9906
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

Jornalista Milton Atanazio Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.

[email protected]

(61) 98191-9906

Política - Previdência

Postada em 16/04/2019 ás 16h16

Publicada por: Jornalista Milton Atanazio

Deputados a favor da reforma da Previdência tentam acelerar debate para ant
Estratégia é abrir mão de discursos e, assim, encurtar etapa na CCJ
Deputados a favor da reforma da Previdência tentam acelerar debate para ant

Deputados reunidos no plenário da CCJ da Câmara durante a discussão sobre a reforma da Previdência — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Deputados a favor da reforma da Previdência tentam acelerar debate para antecipar votação

 Estratégia é abrir mão de discursos e, assim, encurtar etapa na CCJ. Votação estava marcada para esta quarta (17), mas foi adiada para próxima semana; objetivo é votar na data inicial.

Deputados reunidos no plenário da CCJ da Câmara durante a discussão sobre a reforma da Previdência — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Deputados a favor da reforma da Previdência Social passaram a tentar, nesta terça-feira (16), acelerar o debate sobre a proposta e antecipar a votação para esta quarta (17) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

A estratégia de diversos parlamentares, principalmente do PSL – partido do presidente Jair Bolsonaro –, é abrir mão dos discursos aos quais tinham direito e, assim, encurtar a sessão.

A votação da reforma da Previdência na CCJ estava inicialmente marcada para esta quarta-feira. Mas, nesta segunda (15), o líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), anunciou um acordo para adiar a votação para a próxima segunda (22) ou para terça (23).

O anúncio foi feito após a CCJ decidir inverter a pauta desta semana e discutir, primeiro, a proposta de emenda à Constituição que aumenta os gastos do governo, a chamada PEC do orçamento.

Cabe à CCJ analisar se a proposta do governo Bolsonaro está de acordo com a Constituição. Se a chamada admissibilidade for aprovada, a reforma seguirá para uma comissão especial, responsável por analisar o mérito (conteúdo) do texto.

CCJ da Câmara volta a debater a reforma da Previdência (Assista o link) https://globoplay.globo.com/v/7544781/

Estratégia

De acordo com o líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo, a estratégia para a votação acontecer mais rapidamente "faz parte do jogo democrático" e, segundo ele, "não houve acordo em relação ao momento da votação" da proposta.

Em seguida, a oposição protestou no plenário da CCJ, argumentando que, ao agir assim, o deputado Major Vitor Hugo estava quebrando o acordo anunciado nesta segunda-feira.

Ao G1, o líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir, confirmou a estratégia de tentar votar a proposta antes do feriado de Páscoa.

Segundo cálculos de técnicos da CCJ, se todos os deputados inscritos usarem o tempo ao qual têm direito, a etapa de debate pode durar mais de 20 horas.

Mais cedo, nesta terça-feira, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu que a comissão avance as discussões pela madrugada a fim de votar o parecer antes do feriado da Páscoa.

"Minha opinião é que a CCJ tinha que funcionar a madrugada inteira, encerrar todos que tem para falar e amanhã [quarta] de manhã a gente tentar votar", afirmou Maia.

Na avaliação dele, os parlamentares têm que sinalizar de "forma muito objetiva para a sociedade que nós temos clareza que o estado brasileiro vai quebrar se nós não reformamos a Previdência".

 

Fonte: g1

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium