Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Professor Ricardo Ribeiro
Professor Ricardo Ribeiro
Professor, Pedagogo, Consultor Educacional e pedagógico, Coordenador de Ensino Digital, membro da Associação Brasileira de Educação a Distância. Apaixonado por Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento pessoal.
Educação EAD
22/04/2019 10h02 Atualizada há 5 anos
Por:

Dicas para se dar bem no ensino EAD

Sabemos que na Educação a Distância (EAD), o aluno deve assumir um novo papel de participante ativo no processo de aprendizagem mediado pelas tecnologias, aprendendo individualmente e colaborando com a aprendizagem dos demais colegas, deixando o perfil do tradicional aluno passivo e repetidor para assumir um novo perfil: o de participante ativo na construção do conhecimento, reflexivo, criativo e autônomo, preparado para atender às demandas cada vez mais complexas da sociedade atual.

A seguir vejamos algumas dicas que te ajudarão, a se dar bem na educação a distância.

Foto: Banco de imagens.
Foto: Banco de imagens.

1. Saber gerir o seu tempo é inestimável para este tipo de estudo. Se você é alguém que gosta de fazer coisas no último minuto e ter coisas organizadas é difícil, talvez a modalidade não seja para você.

2. Você precisará de habilidades de gestão do tempo e produtividade. Antes mesmo de pensar em se inscrever, verifique se você tem tempo suficiente para se dedicar ao curso escolhido.

3. Defina metas para manter sua motivação e dividir as grandes atribuições em tarefas menores e mais gerenciáveis, por exemplo.

4. Reserve um período de tempo por semana para assistir as aulas e fazer os trabalhos.

5. Faça listas diariamente  e marque cada tarefa para ajudá-lo a manter o focado e acompanhar seu progresso no estudo.

6. Como você estará estudando sozinho, não poderá contar com amigos para mantê-lo atualizado sobre os prazos. Os professores online estarão presentes para ajudá-lo, mas somente depois de você ter feito o melhor para entender todos os recursos disponíveis. A responsabilidade é sua.

7. Certifique-se de fazer o backup de todo o seu trabalho e salvar as coisas corretamente para não ter nenhum problema com perdas de arquivos.

8. Você também precisará de conhecimentos básicos de informática, pois a maior parte de seu estudo será realizada online. Além da capacidade de se comunicar e interagir em fóruns e salas de bate-papo online.

9. Também é importante que você tenha um lugar para estudar, que seja calmo, silencioso e livre de distrações … sim, isso inclui o Facebook, Instagram e YouTube! Nós todos sabemos como uma rápida olhada online se transforma em 3h assistindo vídeos. Estabeleça limites claros entre trabalho e diversão.

Espero que essas dicas tenha lhe ajudado a decidir se o aprendizado a distância é para você e se você decidir fazê-lo, boa sorte! O perfil do aluno EAD no Brasil é dinâmico e muitas características você pode se esforçar para desenvolver ou aprimorar.

Se você tem alguma experiência com ensino a distância ou pretende ter, eu adoraria ouvir de você, quais são os prós e contras? Algum conselho que você gostaria de compartilhar? Sinta-se livre para deixar um comentário!

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp