Domingo, 15 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Equatorial - Energia
Curral Novo

Curral Novo

Seja um correspondente.

Cidades - Incentivo

Postada em 22/04/2019 ás 16h39

Publicada por: R10 municípios

Comunidade é beneficiada com projeto de tecnologias socioambientais
A Votorantim investe em geração de energia desde o início de suas atividades industriais.
Comunidade é beneficiada com projeto de tecnologias socioambientais

Foto: Reprodução/Cidades na Net

A Votorantim Energia – por meio do Instituto Votorantim, e em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a Cáritas Diocesana de Crato – lançou o projeto Bem Viver no Semiárido, que beneficiará 26 famílias em situação de vulnerabilidade social da comunidade da Serra do Início, na cidade de Curral Novo do Piauí.

O objetivo é implantar tecnologias socioambientais de baixo custo como cisternas, sistema de bioágua, banheiro redondo, captação de energia solar e quintais agroecológicos, no intuito de promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores que vivem no entorno do Complexo Eólico Ventos do Piauí.

Ao longo do ano, as famílias serão acompanhadas e receberão capacitações técnicas para o desenvolvimento das ações propostas, que também poderão beneficiar a comunidade com o reforço na renda familiar, a partir da venda do excedente dos produtos resultantes do uso das tecnologias socioambientais, como os produtos dos quintais agroecológicos

“A Votorantim Energia tem a tradição de investimento em projetos de cunho social nas comunidades próximas às suas operações e, após um diagnóstico feito com os parceiros, formatou o projeto Bem Viver no Semiárido, que busca difundir práticas socioambientais que trarão benefícios duradouros para a comunidade, como alimentação saudável, redução de despesas e geração de renda”, afirma o gerente dos Complexos Eólicos da Votorantim Energia, Higor Américo.

Para a coordenadora colegiada da Cáritas Diocesana de Crato, Solange Santana Filgueiras, o projeto já está trazendo bons frutos para uma comunidade que enfrenta dificuldades e vai fortalecer os laços entre moradores e instituições envolvidas.

“A comunidade está em grande expectativa para o início das atividades. O evento de lançamento foi um momento especial, com troca de experiências e muito aprendizado. Esperamos contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias. Estão todos muito felizes com a iniciativa e união entre os parceiros”, comentou Solange.

Sobre a Votorantim Energia

A Votorantim investe em geração de energia desde o início de suas atividades industriais, há quase um século. A companhia, que é um dos maiores consumidores de energia do país, ao longo de sua história tornou-se também um dos maiores autogeradores.

A Votorantim Energia foi criada em 1996, com o objetivo de centralizar a gestão dos insumos energéticos da própria companhia. No ano 2000, foi constituída a Votorantim Comercializadora de Energia, com o objetivo de negociar energia elétrica no mercado livre, vendendo eventuais excedentes e aproveitando oportunidades de compra no mercado. Atualmente, a Votorantim Energia é uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil. Em 2015, a empresa anunciou a entrada na geração de energia eólica, com o investimento em sete parques geradores no Nordeste do Brasil.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas investidas em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

Fonte: Luciana Navarro

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium